Transmitimos a fé para si

 Ambientalista Carlos Serra fala do papel do jovem e da fé na 4ª edição de mesas redondas



Publicado no dia 15 de Setembro de 2023




O Ciclo de mesas redondas que decorreu na paróquia Nossa Senhora das Candeias em Marracuene, na Arquidiocese de Maputo, encerrou no passado Sábado 9 de setembro de 2023 com a exposição feita pelo ambientalista Carlos serra que abordou o tema: “O papel do jovem e da fé no cuidado da casa comum e na preservação do planeta” o evento esteve em torno do lema: “Unidade e diversidade da Juventude ao serviço de uma Igreja em saída.”

 plantio de uma arvore
Carlos Serra e participantes na plantação de uma arvore

Desde o passado dia 29 de julho de 2023 que iniciou o ciclo de mesas redondas em Marracuene, com a apresentação de experiências de vida e de como conciliar diferentes actividades sem deixar de frequentar a igreja e sem perder a fé, foi o caso da artista e jurista Iveth Marlene, que deixou a sua experiência, a activista social e jornalista Fátima Mimbire, o ex-jogador de futebol Eduardo Jumisse, que deixou a sua experiência e como conciliou o desporto com a fé e por fim com o ambientalista Carlos Serra.


Carlos Serra, falou na 4ª edição de mesas redondas onde falou do seu percurso académico, da forma como se inspirou para ambientalista, destacando a escola que frequentou o ensino primário onde foi e falou com à direcção pedindo fazer algo pela escola. Contou episódios vividos em Portugal e de momentos ou situações familiares com realce na perda da sua filha. Serra debruçou-se em exemplos práticos de Maputo e praias que recebem todo o tipo de resíduos e contaminação. Falando sobre um dos locais de saída dos resíduos para o mar, em Língamo na Matola disse:

“… Todo tipo de lixo, lixo hospitalar,” falava aos presentes o ambientalista” e pior que isso fizemos uma experiência anos mais tarde, é que nós colocamos na saída das águas uma rede de retenção para fazer um estudo, para saber o que está a sair das cidades em direção ao mar, então colocamos uma grande rede de retenção e ai ficamos chocados quando percebemos que a situação é de saúde pública, e muito mais grave. A nossa equipe de trabalhadores que foi contratada para fazer a limpeza no local, para instalar a rede, toda ficou doente, toda, tudo cheio de problemas de pele, então está além do lixo, está também a sair para o mar todo o tipo de resíduos líquidos, contendo vários tipos de venenos, elementos tóxicos, tudo o que é porcaria está a chegar ao mar…”palavras do Carlos Serra.

Explicou Carlos Serra que desdeu 2015 que iniciaram com o trabalho de limpezas nas praias, bairros recolha de lixo e sublinhou que não é manter a limpeza, mas uma acção de educação para mudança, de sensibilização. Disse ter despertado muito tarde e que só em 2015 se tornou activista e responsável de uma organização pro ambientalista, cujo foco da organização é o plástico, a organização conta actualmente com 47 membros, a prestar serviços em cerca de 10 escolas e 3 escolas ao nível de Macaneta – Marracuene, com destaque para o Ecocentro, uma infraestrutura construída basicamente por garrafas e cimento.

 Foto durante o encontro
Momento em que Carlos Serra falava aos jovens presentes



Pub - A noticia continua mais a baixo


Lhaissa Multi-services Lda. Empresa de prestação de serviços de Limpeza e jardinagem Cell: 84 57 02 594



O Padre Lucas, organizador do evento e pároco daquela paróquia, pronunciou-se no final do encontro e disse:” Esperamos que seja o início de muitas iniciativas que realmente este grupo ambientalista possa iniciar nas nossas comunidades e que possa colaborar com as iniciativas do nosso mano e com outras que poderão surgir para cumprirmos com essa missão…”.



Estavam presentes jovens da comunidade-sede e outras comunidades ao redor e convidados. Adelino, religioso daquela comunidade e estudante de teologia que participou nas mesas redondas, em breve entrevista ao txololoco disse:” o objectivo principal destas mesas redondas é de revitalizar a pastoral juvenil com estas pessoas, para perceber a partir de suas experiências o que pode ser algo como vantajoso, algo frutífero que possa nos inspirar para nós os jovens, então foi uma experiência muito rica para nós jovens”.

Momentos culturais abrilhantados pelo Mc Malvado, seminaristas e alguns jovens talentosos que ocuparam o pequeno momento recreativo do qual depois da participação na mesa redonda, os participantes e o ambientalista plantaram uma muda de papaeira como um dos benefícios para o ambiente, depois da entrega de presentes, a foto família.

 foto familia
Foto Familia dos participantes depois do encontro



O dia 16 de Setembro 2023 celebra-se o dia mundial da limpeza e a organização liderada pelo ambientalista Carlos Serra, estará a limpar o país, isto por ter uma vasta equipa espalhada pelo país. Recordar que Moçambique este posicionado em lugares de destaque na luta de sensibilização a favor do ambiente, 3º lugar em numero de participantes em jornada de limpeza.

 Carlos Serra recebendo presentes
Carlos Serra recebendo presentes, livro e um retrato





Por Samuel António



Subscrição Para receberes o Txololoco no Email





     ← Voltar à página inicial




PARÓQUIA NOSSA SRA. DAS CANDEIAS DE MARRACUENE EM CICLO DE MESA REDONDA COM OBJECTIVO DE REVITALIZAR ACTIVIDADES JUVENIS
DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE
SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO
Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência


Formulário de Subscrição para Txololoco


Txololoco 2022

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting