Bispos da conferência Episcopal de Moçambique em visita de Solidariedade às paróquias vítimas do terrorismo
Publicado no dia 14 de junho de 2024
No passado dia no dia 05 de Junho de 2024, uma delegação constituída pelos Bispos da conferência Episcopal de Moçambique – CEM, reuniu com o pessoal missionário das dioceses localizadas a Norte de Moçambique, e a escuta das experiências vividas nas diferentes paróquias em relação ao fenômeno de terrorismo nas paróquias Cabo delgado e Nampula.
Bispos da CEM em visita de Solidariedade
Dom Alberto(esquerda),Dom Osório,Dom Inácio e Dom Cláudio(a direita)
Foram respectivamente os Bispos: Dom Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira; Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula; Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo de Nacala e Dom Osório Citora Afonso, Bispo Auxiliar de Maputo. A delegação contou com a participação do bispo de Pemba, Dom António Juliasse representando as paróquias da diocese de Cabo delgado.
Na visita, os religiosos expressaram a dor, o medo, o martírio e as incertezas que vivem e contemplam diariamente na sua missão. Para além das tristezas, os religiosos expressaram a alegria do testemunho missionário coletivo e a fortaleza da fé dos fiéis de Cabo Delgado que são igreja mesmo em circunstâncias tão difíceis.
Os bispos da CEM, depois de muita escuta, deixaram palavras de solidariedade, de conforto, de encorajamento e, também, de preocupação em relação à prevalência da violência. Asseguraram, por isso, a oração e a comunhão de toda a Igreja católica que está em Moçambique. Foi celebrada uma Eucaristia como sinal de gratidão a Deus pela proteção e como pedido de forças para enfrentar a situação em Pemba, na nova Paróquia de São Carlos Lwanga de Mahate.
Este encontro, organizado sob a coordenação da CIRMO-Pemba, teve momentos partilha sinodal do momento atual que a igreja em Moçambique em especial às paróquias da diocese de Pemba está a viver.
Por Samuel António
← Voltar à página inicial
PROGRAMA MATEUS 25: LIVRO DO PADRE INÁCIO JUSSA DESCREVE OS ACTOS DO PROGRAMA