Bispos moçambicanos manifestam Solidariedade para os que sofrem de Catástrofes naturais
Publicado no dia 24 de Fevereiro de 2023
Os Bispos moçambicanos, membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal de Moçambique, CEM, estiveram reunidos de 13 a 15 de Fevereiro de 2023 em Tete para falarem principalmente dos eventos da igreja para os próximos dias.
Bispos no encontro em Tete(imagem via facebook Diocece de Tete )
Num comunicado assinado no passado dia16 de Fevereiro, pelo Arcebispo de Nampula e presidente da CEM, Dom Inácio Saure, IMC resume-se em 3 pontos, dos quais mereceram a atenção dos Bispos, a saber: A IV Assembleia Nacional de Pastoral; A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023 e o 10º aniversário do pontificado do Papa Francisco.
No dia 13 de Março celebra-se o 10º aniversário do pontificado do Papa Francisco, para a ocasião os Bispos orientam para que a celebração do Domingo, dia 12 de Março tenham em conta este acontecimento. Quanto à Jornada Mundial da Juventude a ter lugar em Lisboa, os bispos animam os jovens capazes de custear as despesas para que disponham da oportunidade de participar na Jornada que terá lugar de 1 a 6 de Agosto de 2023 em Lisboa. Aos interessados os bispos encorajam a contactar os párocos ou coordenadores responsáveis quanto antes das inscrições terminarem, visto que o fim das inscrições se aproxima.
Outro assunto debatido na fazenda foi a IV Assembleia Nacional de Pastoral- ANP, que decorre entre os dias 17 a 21 de Maio do presente ano, e esta assembleia terá lugar em Nampula. O encontro de Tete, concretamente em Zóbue tinha como objectivos, lembrar e encorajar para a maior participação e ânimo em relação aos eventos da igreja.
A IV Assembleia Nacional de Pastoral encontra-se na fase final e estará em torno do tema:” Reavivar o anúncio e o testemunho da palavra de Deus hoje”. Recordar que no passado mês de outubro de 2022, realizaram se as Assembleias das Províncias Eclesiásticas de Nampula, Beira e Maputo em preparação da IV ANP, onde foram escolhidos os delegados que estão a executar as tarefas. Segundo circular do dia 23 de Janeiro de 2023.
O Conselho Permanente da CEM tem como tarefa preparar a agenda dos assuntos a serem debatidos durante a assembleia dos bispos e cumprimento das suas deliberações. O Conselho Permanente, dirigido pelo Presidente, acompanhado pelo Vice-Presidente e Secretário da CEM e por 3 bispos vogais.
Face às intempéries que vem afectando o nosso país nos últimos dias, desde o princípio do mês de Fevereiro do corrente ano, que já fizeram muitas vítimas e desalojaram milhares, os bispos dizem-se solidários: “…manifestar a nossa inquietação e solidariedade para todos quantos sofrem de violência e de catástrofes naturais no nosso país e no Mundo.” Citamos uma passagem do comunicado.
O Comunicado do Conselho Permanente da CEM, intitulado: ”Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração (Sal.90,1)” foi tornada pública num momento que o Mundo passa terramotos, chuvas tempestades e o nosso país se debate com as enchentes devido às chuvas intensas e a abertura das comportas nas barragens dos rios Limpopo, Incomáti e Maputo, também nos rios ao longo do país e recentemente com a passagem do Ciclone Freddy.
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE