Dom Chimoio é alguém que tem dom de ser Dom através do seu serviço, disse Dom Maguengue no aniversário dos 75 anos e 43 anos de vida presbiteral
Publicado no dia 11 de Dezembro de 2022
A paróquia da sé Catedral de Maputo acolheu no passado sábado, 10 de Dezembro de 2022, a celebração de acção de Graças pelo aniversário natalício dos 75 anos e 43 de ordenação sacerdotal do Dom Francisco Chimoio. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Inhambane Dom Ernesto Maguengue, e contou com a participação de vários Bispos, padres e representantes do governo.
Bispo Dom Chimoio recebendo o Mapa de MAPUTO
A Acção de graças pelos 43 anos de vida presbiteral e 75 anos de vida do Dom francisco Chimoio, Arcebispo metropolitano de Maputo, contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Januário Machaze, Dom Germano Grachane, vários sacerdotes e representantes do governo, a destacar, a presença do Governador da província de Maputo, o Sr. Júlio Parruque, e o edil da cidade de Maputo Eneas Comiche acompanhado pela esposa.
Dom Francisco Chimoio, Nascido em 1947 em Búzi(no Centro País), fez a profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos a 26 de fevereiro de 1978 e foi ordenado sacerdote a 9 de dezembro de 1979. Exerceu e ocupou vários cargos importantes na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos: foi Superior da Custódia de Bari em Quelimane entre 1980 e 1984, a 5 de dezembro de 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Pemba.
Sendo consagrado em 25 de fevereiro de 2001, por Dom Jaime Pedro Gonçalves, arcebispo da Beira, coadjuvado por Dom Tomé Makhweliha, S.C.I., a 22 de fevereiro de 2003, foi elevado pelo Papa João Paulo II a arcebispo metropolitano de Maputo. Entre 2003 e 2004, foi administrador apostólico da Diocese de Pemba. Entre 2015 e 2018, foi o presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM).
Na celebração, a homilia feita pelo Bispo de Inhambane, Dom Ernesto Maguengue, que destacou o percurso, a biografia do aniversariante, no caso o Dom Francisco Chimoio. Falou do momento da pandemia, onde era para todos ficarmos fechados, ele encontrava meio para sair… e ele dava formação aos jovens”. Falava o Bispo da Diocese de Inhambane.
“Dom Chimoio tem um coração bom… “ destacava o Bispo dom Ernesto.” Ele quando estava em pemba a exercer a sua missão pastoral preferia viajar de carro e visitar todas as casas ao longo do país, e ele exercia muito bem essa pastoral de coração franciscano…”
No final da celebração, foram trazidas mensagens de felicitações, onde os padres do Clero Diocesano de Maputo, deixaram sua Mensagem dizendo:” Sobre o dia 9 de Dezembro, dia da ordenação presbiteral, Fazemo-lo com manifesta emoção… desde 2003 que em família, junto com o nosso Arcebispo vimos celebrar esta efeméride, desta vez, o fazemos de forma mais extensiva depois de três anos de abstenção, imposta pela pandemia da Covid19 através da qual vimos partir o nosso irmão padre Sebastião Muchanga… “Palavras dos sacerdotes diocesanos de Maputo”. Para os padres, falar de Dom Francisco é falar de alguém que os padres têm o vínculo pessoal.
Embora o aniversário seja um momento de acção de graças, convencionou-se que, na idade adulta, só se festejam nos anos correspondentes as dezenas e as meias dezenas. 75 Significa sete dezenas e meias. Parabéns Sr. Arcebispo, e que o Senhor lhe conceda mais anos de vida e saúde, pois queremos que Deus lhe coloque sempre por perto como nosso ancião e nosso conselheiro…”
Governador(a direita) Eneas Comiche e a esposa no centro
O Governador da província de Maputo, o Sr. Júlio Parruque, em representação do governo elogiou ao arcebispo e felicito-o pela passagem dos 43 anos de vida presbiteral e pelo 75anos de idade
Pe. Dinis da obra dom Orione, em conversa com o txololoco.com disse: “hoje nesta celebração festejamos 75 anos de idade do Francisco Chimoio, 43 anos de sacerdócio, é uma graça, é uma bênção … dizer que Dom Francisco é um homem muito bom, como ouvimos na celebração Eucarística, pessoa disponível, presente em cada vez que a gente o procura… rezo que o Sr. Continue a abençoar a ele, concedendo a ele sabedoria, para sempre continuar naquilo que está fazendo em pastoral… “ palavras do sacerdote da casa que acolhe crianças com deficiência, a obra Dom Orione
Dom Ernesto Maguengue, em dois dedos de conversa com o txololoco.com, disse: é um momento de alegria deste Dom que Deus nos deu, na pessoa de Dom Chimoio, como eu disse na missa, Dom Chimoio é alguém que tem dom de ser Dom através do seu serviço, serviço como ser humano, serviço como religioso, serviço como consagrado, como pastor…” palavras do Bispo da Diocese de Inhambane prosseguiu dizendo:” Dom Francisco é um homem é um religioso é um pastor com coração sem fronteiras…”
No final da conversa disse em forma de mensagem: “ Quem não vive para servir, não serve para viver, então todos nós procuramos aproveitar esta vida que nós temos para servir. Das 52 paróquias que a arquidiocese de Maputo possui, 8 foram criadas pelo Dom Francisco e dos actuais 46 padres diocesanos 36 foram por si ordenados.
Grupo de partcipantes na celebração com a Cruz da IIjnj
Os jovens que participaram na II Jornada Nacional da Juventude (JNJ) realizada recentemente em Nampula, e encerrada no domingo (20/11), solenidade de Cristo Rei do Universo e Dia Mundial da Juventude, trouxeram a cruz da jornada e foi recebida pelo Arcebispo Dom Chimoio. Recordar que a III JNJ terá lugar na Arquidiocese de Maputo em 2025.
A festa dos 43 anos de vida sacerdotal e de 75 anos de idade teve lugar no salão da paróquia de Santo António da Polana, onde vários momentos culturais e presentação do testemunho através de fotografias e vídeos trouxeram mais emoções aos presentes. Clique aqui e Veja o vídeo resumo da celebração e da festa.
Dom Chimoio no Corte de Bolo-parte recreativa
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE