Transmitimos a fé para si

 Dom Ernesto Maguengue nomeado Bispo de Inhambane pela renúncia de Dom Adriano Langa



Publicado no dia 05 de Abril de 2021




Foi publicado pela Conferenciaa Episcopal de Mocambique, CEM, no passado dia 4 de Abril de 2022 um comunicado de imprensa que da conta da resposta positiva do pedido de renuncia do bispo da Diocese de Inhambane, Dom Adriano Langa pelo Papa Francisco.



 Foto - Dom Ernesto Bispo de Inhambane
Dom Ernesto Maguengue eleito Bispo de Inhambane

Dom Adriano Langa que foi ordenado padre no dia 21 de novembro de 1982, pertence a Ordem dos Frades Menores. nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo-auxiliar de Maputo,no dia 24 de outubro de 1997. Como bispo-titular de Baia em 22 de fevereiro de 1998, pelo cardeal, já falecido, Dom Alexandre José Maria dos Santos, O.F.M., arcebispo-emérito de Maputo, coadjuvado por Peter Stephan Zurbriggen, núncio apostólico em Moçambique e por Dom Júlio Duarte Langa, bispo de Xai-Xai


Segundo o mesmo comunicado assinado pelo Bispo da Diocese de Chimoio, Dom João Carlos Hatoa Nunes, que é o atual vice-presidente da CEM e presidente da comissão Episcopal das Comunicações, agradecem a solicitude com que o Dom Adriano guiou a Diocese por mais de 15 anos.

O bispo, Foi nomeado bispo-coadjutor de Inhambane no dia 1 de abril de 2005. Sucedeu como bispo de Inhambene no dia de 7 de setembro de 2006.E a 4 de abril de 2022, o Papa Francisco aceitou sua demissão pastoral da Diocese de Inhambane pelo limite de idade e nomeou o Dom Ernesto Maguengue para o cargo deixado pelo Dom Adriano.

O documento refere também e citamos:” em comunhão Episcopal, suplicamos a Deus que ilumine com o seu Espirito Santo… e todas as pessoas de boa vontade encontrem no novo Bispo, um pastor segundo o coração de Deus. “ apontando o Dom Ernesto Maguengue recentemente nomeado Bispo de Inhambane.



Pub


Lhaissa Multi-services Lda. Empresa de prestação de serviços de Limpeza e jardinagem Cell: 84 57 02 594



Dom Ernesto Maguengue nascido na provincia de Gaza em Chidenguele, aos 2 de agosto de 1964,ordenado padre a 14 de maio de 1989 pelo cardeal, já falecido, Dom Alexandre José Maria dos Santos, O.F.M., arcebispo de Maputo, onde foi incardinado.

 foto bispo de Dom Adriano Langa (Arquivo txololoco)
foto bispo de Dom Adriano Langa (Arquivo txololoco)



Dom Ernesto Foi Administrador paroquial da paroquia nossa Sra do Livramento do T3, diretor do Secretariado para a pastoral da Arquidiocese e docente no Seminário filosófico de 1989 a 1992, quando foi estudar na Italia, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o doutorado em teologia em 1998. Em 1999 foi nomeado Vice-reitor do Seminário Teológico Interdiocesano "São Pio X", do qual se tornou Reitor em 2000. Lecionou também no Seminário filosófico Santo Agostinho e no Instituto Superior "Mãe da África".

Dia 24 de junho de 2004, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Pemba, sendo consagrado em 24 de outubro de 2004, no Pavilhão de Maxaquene, em Maputo, pelo cardeal Dom Dom Alexandre José Maria dos Santos.

Durante a sua administração pastoral, enfrentou diversos problemas, entre os quais a morte de quatro jovens sacerdotes, de forma consecutiva, vitimados por doenças, além do clima de tensão, murmurações e acusações até públicas contra a pessoa e o seu ministério do bispo Maguengue

Em fevereiro de 2011, foi recebido em audiência com o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Ivan Dias e em outubro do mesmo ano, recebeu o visitador apostólico Dom Gabriel Mbilingi, C.S.Sp. A fim de evitar maiores problemas na Diocese, apresentou sua renúncia ao Papa Bento XVI em 27 de outubro de 2012, conforme o cânon 401 § 2.

No dia 6 de agosto de 2014, o Papa Francisco o nomeou como bispo-auxiliar de Nampula, atribuindo-lhe a sé titular de Furnos Menor.

Foi nomeado como administrador apostólico sede vacante et ad nutum Sanctae Sedis de Nampula com a renúncia do arcebispo Tomé Makhweliha, S.C.J. Permaneceu até 11 de abril de 2017, quando Inácio Saúre, I.M.C. foi nomeado para a arquidiocese. E no dia 4 de abril de 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Inhambane.

Atualmente é presidente do Conselho universitário da Universidade Católica de Moçambique, presidente da comissão central da preparação da IV Assembleia Nacional de Pastoral e presidente do secretariado nacional de Educação Católica e do secretariado Nacional da Família.






Por Samuel António



Subscrição Para receberes o Txololoco no Email





     ← Voltar à página inicial



Dom Inácio Saure Arcebispo de Nampula Eleito presidente da CEM para o próximo triénio
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO
Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência

COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE


Formulário de Subscrição para Txololoco


Txololoco 2021

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting