Dom Inácio Lucas tomou posse como novo Bispo de Gurué em Meio ao Estado de Calamidade
Publicado no dia 21 de Março de 2021
Na tomada de posse de Dom Inácio Lucas como Bispo da Diocese de Gurué a Norte de Moçambique, na manhã do Domingo 21/03/2121 (V Domingo da Quaresma), realizou-se a celebração da sagração e tomada de posse teve lugar na Catedral de Gurué.
Imagem: Foto Dom Dom Inácio sendo Consagrado
Com um número reduzido de participantes devido às restrições impostas como medidas de prevenção ao novo corona vírus, estiveram presentes Bispos da Conferencia Episcopal de Moçambique alguns padres membros do Governo local familiares do Dom Inácio Lucas Mwita.
A homilia foi feita pelo Bispo Emérito de Nacala, Dom Germano Grachane, que era o Administrador Apostólico da Diocese de Gurué, após a morte por doença do Bispo Dom Lerma Martinez, iniciou apresentando a parábola agronómica do grão de trigo que deve morrer, apodrecer para voltar a dar muitos grãos.
“Caríssimos considerar atentamente a que Ministério na Igreja vai ser elevado este nosso Irmão o Inácio Lucas, jesus Cristo enviou os 12 Apóstolos para anunciarem a Boa nova e santificarem todos os povos para que este Ministério continuasse ate ao fim dos tempos…”
A Cerimonia que decorreu em pleno Estado de Calamidade, sob a autorização exarada pelo Ministério da Justiça assuntos constitucionais e religiosos do dia 18 de Março de 2021, equiparou o evento como cerimónia de Estado.
Após a cerimónia de consagração seguiu se a cerimónia da tomada de posse no mesmo local, onde estiveram presentes os Bispos Dom Lúcio Muandula (presidente da CEM e Bispo de Xai-xai Dom Inácio Saure, o Dom Germano Grachane, foi quem consagrou o recém-ordenado Bispo de Gurué acompanhado pelos Bispos Dom Lúcio Andrisse Muandula e Dom Inácio Saure.(vice-presidente da CEM),
Dom Francisco Chimoio (Arcebispo de Maputo) Dom Cláudio Zuana (Arcebispo da Beira) Dom João Carlos (Bispo de Chimoio) Dom Alberto Vera , da Diocese de Nacala, Dom Antonio Juliasse (Bispo Auxiliar de Maputo e Administrador Apostólico de Pemba) Dom Hilário Massinga (Bispo da Diocese de Quelimane, Dom Ernesto Maguengue, Dom Manuel Machado e o Bispo Emérito de Nacala e Administrador Apostólico cessante da Diocese de Gurué.
No final da celebração o Recém-empossado Bispo de Gurué, que destacou a especialidade do dia 21, falou da sua Ordenação Sacerdotal que foi no dia 21 de Junho, nasceu no dia 21 de Setembro e a sua mãe perdeu a vida no dia 21 de Novembro.
Agradeceu aos presentes e em especial ao Papa Francisco” agradeço ao Santo Padre o Papa Francisco, que lá dos confins das minhas origens, lá em Namapa, na minha aldeia onde não tem nada, só tem pessoas. Mas confiou me e deu confiança…
Agradeço aos Bispos e Arcebispos da nossa Conferencia Episcopal… Ao Bispo de Xai-xai e presidente da CEM, que no momento oportuno recebi dele excelentes orientações e proposta para ser o reitor do Seminário são Pio X.”
Agradeceu ao presidente da Republica, ao Governador da província da Zambézia, que esteve presente. Agradeceu em Especial ao Bispo Dom Grachane que o aconselhou a fazer os Estudos em Itália, onde ele foi prosseguir os estudos.
Imagem: Foto Dom Inácio nomeado Bispo
O Dom Inácio Lucas que era Vigário geral de Nacala e do clero de Nacala, no dia 2 de fevereiro do presente ano, foi nomeado Bispo da Diocese de Guruè, pelo Santo padre, Papa Francisco. E no dia 21 de março de 2021 foi Consagrado e tomou posse como Bispo de Gurué.
Tomando da palavra, o Dom Andrisse Muandula disse que “é com muita alegria que os membros da Conferência Episcopal acolhem como membro… ser Bispo significa ser pastor não só da Diocese que lhe é confiada mas para todos…”
Prosseguiu felicitando-o e deixando seus desejos: “ desejo-lhe Um coração dócil a Jesus, e de se deixar ser membro deste colegial. Viemos de quase todas as Dioceses do País, …não hesite em pedir ajuda em qualquer um dos Bispos. Parabéns por este momento da sagração.”
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE CAPACITADOS FORMADORES PROVINCIAIS EM MATÉRIA DE DIREITOS HUMANOS EM MAPUTO