“Estou no meio de vós como aquele que serve” Dom João Carlos Nunes na tomada de posse como Arcebispo Coadjutor de Maputo
Publicado no dia 18 de Janeiro de 2023
Depois da sua nomeação pelo Papa Francisco, Dom João Carlos Nunes, tomou posse como Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Maputo, a celebração teve lugar na Sé Catedral de Maputo no passado Domingo 15 de Janeiro de 2023. A celebração contou com a presença de bispos, sacerdotes, crentes, convidados de outras confissões religiosas, representantes e membros do Governo.
Saudação aos governantes durante a celebração
Dom João Carlos Hatoa Nunes, nascido na Província de Sofala, Beira, a 8 de Março de 1968, ordenado padre a 17 de junho de 1995, ordenado Bispo a 10 de Junho de 2011 e nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar de Maputo aos 25 de junho de 2011, a 14 de janeiro de 2012 foi nomeado administrador apostólico na arquidiocese da Beira, de 2017 a 2022 Bispo da diocese de Chimoio, a 15 de Novembro de 2022, nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Maputo e tomada de posse a 15 de Janeiro de 2023 tomada de posse.
A homilia feita pelo Núncio Apostólico, Dom Piergiorgio Bertoldi que depois de saudar aos presentes falou das leituras, do historial de vida sacerdotal do Dom João Carlos, da sucessão dos Bispos que passaram pela Arquidiocese de Maputo. Exortou para que os dois Bispos (Dom Chimoio e Dom João Carlos) a prosseguissem com o testemunho de um serviço aos pobres e carenciados. E disse que os dois terão a missão de continuar a dar a conhecer o caminho que leva a conhecer a vida eterna.
Em representação do Governo, a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos Helena Kida disse: “Esta celebração, representa para o Governo e para o povo moçambicano um significado especial e queremos reiterar os pretextos de referência e agradecimento de uma nação que conhece o valor da religião e o importante papel que ela desempenha na pedagogia dos humanos …”
Dom João Carlos, que na sucessão do Arcebispo de Maputo Dom Francisco Chimoio, que a qualquer momento poderá acontecer, será o quinto Arcebispo de Maputo. Dom Francisco Chimoio que participou na celebração, no final, quando foi dado a palavra, agradeceu aos presentes e disse ser uma dádiva de Deus viver aquele momento, em poucas palavras convidou o Dom João Carlos para deixar duas palavras.
O bispo Coadjutor quando tomou da palavra saudou os presentes cantando um cântico que inicia com agradecimento a Deus pelas maravilhas na vida e disse “ Só tenho a agradecer por tudo …” Falava o Dom João Carlos.” Estou no meio de vós como aquele que serve, Fiz desta decisão o meu tema no episcopado, como bem disse sua Excelência o Sr. Núncio. Foi assim que eu vi e continuo vendo o sentido da minha missão que é de servir e dar a vida ao povo de Deus desta igreja.”
A sé Catedral de Maputo tornou se pequena para a quantidade de fiéis, participantes e convidados que quiseram participar na tomada de posse do Arcebispo Coadjutor de Maputo. Maria Luísa Nunes, Irmã do Arcebispo Coadjutor em conversa com a reportagem do txololoco.com disse: ”para nós é uma honra, é um privilégio e neste momento sentimos que é um momento único na nossa vida, é um momento histórico para nós… quase nem tenho palavras, estou tão emocionada, … mas é isso, momento único.” Palavras da Irmã mais velha do Dom João Carlos.
A presença dos padres diocesanos foi notória, e o padre, Alberto Buque, falou aos presentes em representação do Clero diocesano disse depois de saudar os presentes:” mesmo antes desta nova missão que hoje assume publicamente, sempre sentiu-se em casa e agora com a sua nova missão vai solidificar essa sua pertença neste novo encontro com estes seus irmãos.
Ministra Helena Kida falando durante a missa
Vossa Excelência Reverendíssima Dom João Carlos, tem muita experiência nesta igreja, de modo particular nesta arquidiocese de Maputo por muitas razões…” prosseguia o sacerdote “ o Sr Arcebispo Coadjutor aqui viveu a sua infância, por isso conhece muito bem todas as ruas da cidade e os becos desta Arquidiocese, lá onde se encontra o povo de Deus. Foi catequisando, seguiu os catecismos que aqui foram usados… foi catequista … foi seminarista … foi vigário paroquial… foi pároco … foi ecónomo e chanceler… está nesta Arquidiocese como peixe no seu habitat.”
O Pe. Celso, diocesano que participou na celebração, em entrevista ao txololoco.com, manifestou a sua alegria dizendo:” Estivemos a participar da grande celebração Eucarística da recepção do Arcebispo Coadjutor Dom João Carlos. Foi uma celebração viva…, cheia de energia e espirito Santo… o Bispo regressou a casa que muito bem conhece. É uma alegria ter o Dom João Carlos no meio de nós. Uma alegria que pode se ver no rosto de vários católicos e cristãos que estiveram presentes aqui nesta celebração…” foram palavras do Padre Celso Manuel Vaz do clero diocesano.
Em entrevista ao Txololoco.com o Edil de quelimane, Manuel de Araújo, que participou na celebração bem como na despedida havida duas semanas atras em Chimoio, disse “ Eu sinto me muito feliz, primeiro porque é um arcebispo muito jovem, e para mim é o completar de um ciclo porque tive a sorte de ter testemunhado quando ele foi a Beira, na altura também quando ele cessou o cargo de
Administrador Apostólico na Arquidiocese da Beira… estive em Chimoio na sua despedida e hoje estou aqui… eu estou feliz por estar aqui e por ter acompanhado o seu crescimento e gerir conflitos… foi a Chimoio numa altura muito difícil, de violência até, aliás ele próprio chegou a sofrer um atentado, mas soube gerir os assuntos tos. É legítimo que tome posse hoje…”
O Arcebispo Coadjutor, so para recordar, passou pela radio Maria Moçambique como director, chanceler da Arquidiocese de Maputo e pároco.
Convidados, crentes e Familiares do Dom João Carlos durante a celebração
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE