Faleceu por motivos de doença o padre Vital Adriano Conala do clero diocesano de Tete
Publicado no dia 11 de Abril de 2024
Perdeu a vida vítima de doença no passado dia 7 de Abril de 2024, o Padre Vital Adriano Conala, e os restos mortais foram depositados no cemitério de Mpadue, cidade de Tete, o Pe. Vital, na diocese de Tete ocupava a pasta de vigário geral.
Padre Vital Adriano Conala - Foto by diocese de Tete
Segundo comunicado do Bispo da diocese de Tete, o falecimento ocorreu na manhã do dia 7 de Abril de 2024 na casa do clero, tendo como causa provável problemas cardiovasculares. Lê-se no comunicado do Dom Diamantino Antunes, Bispo da Diocese de Tete.
O Padre Vital nasceu na aldeia de Khwathale, Angónia-Tete a 1 de Janeiro de 1964.
Frequentou o Seminário Propedêutico inter-diocesano da Beira, o Seminário Filosófico da Matola e o Seminário Teológico de São Pio X de Maputo.
Padre Vital Foi ordenado sacerdote em 26 de Maio de 1996 para a diocese de Tete. Trabalhou nos primeiros anos na Missão de Charre e na Missão de Inhangoma, distrito de Mutarara.
De 2003 a 2014 esteve na Bélgica para estudos onde se doutorou em Teologia Dogmática. Depois de breve passagem pelas paróquias de Changara e Songo, foi nomeado pároco da Paróquia de São Pedro de Tete em 2016. Em 2019 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Tete.
O funeral foi feito no dia 9 de Abril, dois dias após o falecimento. O corpo sepultado no cemitério de Mpadue, cidade de Tete no talhão reservado aos sacerdotes.
O Bispo da Diocese de Tete, Dom Diamantino, que participava da 128ª Assembleia da plenária da Conferenciaa Episcopal de Moçambique, que decorria em Maputo,teve que sair cedo do encontro para poder participar nas cerimónias fúnebres do padre.
Por Samuel António
← Voltar à página inicial