Festival da zona Pastoral 4 em Maputo: o lema vem para inspirar os jovens para caminharem juntos
Publicado no dia 13 de Agosto de 2024
A comissão arquidiocesana da juventude ao nível da zona Pastoral número 4, na Arquidiocese de Maputo, realizou no passado Domingo, 11 de Agosto de 2024, o Festival de Jovens daquela zona pastoral envolvendo as 8 paróquias. O local do evento foi na paróquia de São Francisco Xavier do Benfica.
participantes no concurso de cultura geral
Depois de mais de 30 anos que aconteceu o último festival ao nível da zona pastoral 4, a actual coordenação materializou e trouxe de volta o festival de jovens com o lema “ todos eles viviam unidos e tinham tudo em comum”(Act 2, 44). Foram 8 paróquias e pouco mais de mil jovens que participaram nas modalidades de poesia, canto e teatro intercalado por música ao ritmo do Dj. Algumas zonas pastorais que recentemente organizaram festivais de canto, poesia e teatro, a exemplo das zonas pastorais 3 e a zona 10,que a reportagem do txololoco cobriu.
Depois da celebração eucarística, os jovens participaram da exposição e feira de diversos artigos, para depois participarem nas modalidades e actividades agendadas. O padre Moisés Zacarias Daniel, da paróquia anfitriã do estival, deu a conhecer e a ajudar os participantes a perceberem o significado do lema proposto para o festival. Em breve entrevista ao txololoco respondendo sobre a questão da periodicidade dos festivais naquela zona pastoral disse:”
“Hoje estamos aqui na paróquia com os jovens da zana 4 a celebrarmos o festival, este festival acontece depois de um longo período, mais de 25 anos que já aconteceu o festival dos jovens. Hoje celebramos de uma forma particular. Os jovens para esta vez escolheram o Lema ” todos Eles viviam unidos e tinham tudo em comum tirado dos Actos dos Apóstolos. Este lema vem para inspirar os jovens para caminharem juntos, estarem unidos e também serem capazes de partilhar esse futuro, essa esperança da igreja, não se sentirem isolados do destino da sociedade e da igreja.”
Padre Moisés Zacarias Daniel missionário comboniano em missão na paróquia São Francisco Xavier do Benfica, apreciou a participação dos jovens e no final da breve conversa, deixou uma mensagem aos jovens: ” Os jovens participaram muito, desde a missa, estavam em massa e nas palestras e apresentações e estavam muito animados. Que estes jovens sejam protagonistas de animarem os outros, não se sentirem isolados nos grupinhos, então sempre estarem unidos neste grupo dos jovens, se sentirem jovens sonhadores com futuro. O jovem é o futuro da igreja.” Finalizou o sacerdote.
jovens na Feira de arigos
Vários foram os participantes nas modalidades e concursos de cultura geral, virados para o conhecimento da bíblia. A coordenação dos jovens da zona pastoral número 4, liderada pelo Marcos Daniel Lichavo, que é o coordenador dos jovens ao nível da zona pastoral número 4 e coordenador ao nível da paróquia de São Pedro e São Paulo de Choupal, à reportagem do txololoco, no que tange à organização e possíveis dificuldades disse:
“Não tivemos dificuldades na organização do nosso programa, tivemos a colaboração de vários sacerdotes a nível da zona pastoral número 4, sempre criamos condições de trabalhar com os sacerdotes de modo a não caminharmos sem uma orientação espiritual… com este apoio dos sacerdotes conseguimos até contornar aquilo que seria um possível incidente maior, que é o anúncio da Eletricidade de Moçambique que dizia que não teríamos energia quase por toda a zona pastoral número 4, e os sacerdotes nos apoiaram e hoje o evento não teve nenhum sobressalto.”
Marcos Daniel fez um convite aos responsáveis e coordenadores das outras zonas pastorais:” Convidar as outras zonas a se unirem, portanto a escolherem lemas que vão de encontro com aquilo que é uma coisa que eles desejam combater ou alcançar ao nível das suas zonas pastorais e dizer que, nós como zona pastoral número 4, este evento é aberto para todos.”
Um dos grupos que mereceu elogios por parte dos jurados foi o da paróquia da Santíssima Trindade, por terem colocado um fundo musical no momento em que declamavam o poema, acompanhado por uma encenação de um padre e cristão recebendo sacramentos. A reportagem do txololoco entrou em conversa com a representante desta paróquia, a Wilma Lipangue, da paróquia da Santíssima Trindade, da comunidade de Santa Mónica de Cumbeza.
grupo dos jurados deliberando
“ Participamos na modalidade de poesia,” falou à nossa reportagem: “ onde apresentamos um poema com uma encenação que tinha como tema a união. Falamos da união que é baptismo como a porta de entrada para todos os cristãos da comunidade cristã, passa a repetição, falamos também da oração, do perdão, da Eucaristia, falamos de jesus cristo. Todos estes pontos que nós tocamos referenciam se a união, que é oque nos torna únicos, o que nos torna unidos.
A zona pastoral 4, na arquidiocese de Maputo é representada por 8 paróquias, respectivamente: Paróquia de São José – Lhanguene; Paróquia do Bom Pastor – Jardim; Paróquia de São Pedro e São Paulo; Paróquia de São João Bosco – Bagamoio; Paróquia de São Francisco Xavier; Paróquia da Santíssima Trindade; Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus – khongolote.
Apresentador Valter animando os jovens
Recordar que a Arquidiocese de Maputo é composta por 10 zonas pastorais divididas em 3 vigararias, respectivamente: vigararias Sul; centro e Norte. Ao nível das diferentes zonas pastorais revitalizam-se as actividades em todos os sentidos com a realização de actividades como: festivais; campeonatos; peregrinações; formações e outros.
Estefânia no momento da sua actuação musical
espectadores assistindo as apresentações
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
Comunidade Santos Anjos - Mozal Modalidades:Canto, poesia, gastronomia, desfile de capulana e teatro