Celebradando 20 anos da zona pastoral Nº 3 Festival juvenil marcado por Homenagens e premiações
Publicado no dia 12 de Julho de 2023
Jovens da zona Pastoral Nº 3, no passado Sábado 8 de julho de 2023, celebraram os 20 anos de existência homenageando e premiando a todos que de certa forma colaboraram para fortalecimento e continuo e crescimento da zona pastoral 3. Este evento teve lugar na paróquia Nossa Senhora do Rosário em Laulane na Arquidiocese de Maputo.
Foto dos participantes recebendo diplomas
O Festival juvenil de Canto, Poesia e Teatro da zona pastoral Nº 3 que reuniu cerca de mil jovens de 16 comunidades e paróquias para refletirem em torno do tema “ Afasta-te Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens”(Mt 16,23) extraído da carta do Santo Padre para a Quaresma 2023, foi organizado pelo sector de jovens ao nível da zona pastoral 3 na Arquidiocese de Maputo.
Um dos homenageados foi o Padre Simeão Naftal Muchanga, arquidiocesano de Maputo, que falou à nossa reportagem: “ Hoje celebramos 20 anos da história da caminhada conjunta com os jovens da zona pastoral número 3.”Introduzia a conversa o padre. “ O Festival é um momento de festa, momento de coesão social também religiosa, estreitamos os laços como família que anuncia Cristo, que segue Cristo e alegra se por causa de Cristo e hoje os jovens preferiram homenagear alguns que fazem parte da história de duas décadas deste movimento, desta organização de pastoral juvenil ao nível da zona Pastoral número 3.”
Sobre o prémio recebido disse: “ Fiquei surpreso em receber o prémio como um dos homenageados, segundo eles contribuí para o crescimento deste grupo. Na verdade sou novo e só tenho 4 anos, mas eles reconheceram o tempo que estive na pastoral juvenil ao nível da Arquidiocese de Maputo e de uma maneira indireta, segundo eles, contribui para coesão deste movimento da zona pastoral número 3 é um sentimento de Alegria, não pelo premio recebido mas por fazer parte da história da pastoral juvenil da zona 3…” palavras do padre Simeão.
Outro homenageado foi o Emerson Zunguze membro do grupo juvenil da paróquia Nossa Senhora do Rosário e ex-coordenador Adjunto da recreação e Desporto que disse:” Venho desde a criação da zona, e nessa época era adolescente…” expressava à nossa reportagem o sentimento de ter sido um dos homenageados.
Jovens no momento da confreaternização - no intervalo
O Os organizadores do evento disseram que o balanço foi positivo, segundo eles, uma das grandes dificuldades encontradas foi a gestão do tempo, destacaram a peregrinação feita anualmente partindo de uma paróquia até Marracuene. Yuri, coordenador-adjunto da zona pastoral número 3 e coordenador do sector da juventude na paróquia Nossa Senhora do Rosário disse ao Txololoco.com como tudo iniciou: “ Nós aqui na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, foi no dia 11 de Novembro de 2022 se não estou em erro, foi nesse dia que sentamos e fizemos o programa, trouxemos aqui a notícia e a partir desse dia começamos a traçar aquilo que são as estratégias. Acolher o festival não é uma missão fácil como pode ver são muitos jovens que estão aqui…”
Foram homenageadas e premiadas 17 pessoas nas diversas áreas, que de certa forma se destacaram ao longo do período, e com entrega de diplomas de participação às comunidades e paróquias. O sector de jovens da zona Pastoral N. 3 faz parte do Ministério da família e tem como coordenador João Fidalgo, assessor espiritual Pe. Simião Muchanga.
Donaldo Simeão Nhampule da Paróquia Santo António da Malhangalene que apresentaram cânticos disse ao Txololoco.com que: “ O festival é uma experiência única, cada festival tem a sua experiência, uma coisa não tem a ver com a outra, é incomparável… dizer que está um espetáculo, e gostava também de exortar toda a juventude que vale a pena ser Católico e que venham mais jovens a aderirem… aquilo que é o incentivo em si…”
O Festival de jovens que foi dividido em duas partes, das quais a celebração e premiações na primeira parte, a segunda parte foi recreativa, onde o cantor Justino Ubaka, abriu o palco abrilhantando e fazendo um espetáculo com as suas músicas. No evento que também acolheu uma feira de produtos diversos, Márcia Yolanda Sebastião Cossa, uma das expositoras disse: “ …é a primeira vez que participo nesta feira, foi uma experiência diferente, está sendo especial, recebi muitas visitas na minha banca, e as pessoas têm interesse em saber como é que é fazer vendas Online.” Disse a representante da yolil Elegance” eu faço mais vendas Online e é a primeira vez que faço vendas assim presencialmente. As pessoas podem encontrar através do meu instagram yolil elegance e no facebook com o mesmo nome.”
yolil elegance - representada pela yolanda na Feira
Verónica Felismina da Comunidade São Kisito, participante do festival, deixou o seu comentário: “ é uma experiência única e maravilhosa saber que se está há 20 anos a evangelizar jovens e a procurar fazer com os jovens, apesar de todas as adversidades consigam encontrar o caminho de Deus. Para todos aqueles jovens que desejam estar aqui, venham é uma oportunidade única que temos de fazer actividades como jovens.”
Jéssica Latia Tembe, vice coordenadora paroquial de Todos Santos sobre as dificuldades encontradas na preparação dos cânticos disse: “ difícil sempre é porque há desentendimento mas, de uma ou de outra forma é sabido por todos que é possível sanar algumas coisas em conjunto. Como jovem Católica, diria que foi uma experiência Super boa partilhar estes 20 anos da nossa zona pastoral número 3 da melhor forma possível, foi super agradável.”
Ercília Rita Mondlane também da Paróquia Todos Santos e vice Coordenadora dos jovens disse:” Festival de jovens é uma experiência única, apesar de acontecer anualmente parece que cada ano parece algo muito diferente, eu vivi os últimos 6 anos no estrangeiro já há muito tempo que não tenho este contacto tão próximo com este tipo de celebração, mas dizer que é muito importante para reviver a fé dos jovens. Cada ano conta com um tema e deste ano é um tema mais recente…”
momentos da actuação do Ubaka
Bolo
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
ACÇÃO DE GRAÇAS PELOS 20 ANOS DA PRESENÇA DA CONGREGAÇÃO DA S.F EM MOÇAMBIQUE. DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE