Grupo coral vozes dos anjos faz concerto musical para angariar apoios diversos à casa do Gaiato
Publicado no dia 7 de Julho de 2023
O Grupo Coral Vozes dos Anjos organizou na tarde do passado Domingo dia 2 de Julho de 2023, um Concerto musical na Comunidade Beata Clementina Anuarite, comunidade pertencente à Paróquia São Jose de Lhanguene, da zona pastoral 4. Na Arquidiocese de Maputo.
Coral Anjos no Concerto musical
Este grupo de jovens realizou esta iniciativa com objectivo de angariar fundos e produtos não perecíveis para ajudar a Casa do Gaiato, um local que acolhe pessoas necessitadas, pessoas com deficiência, com cuidados especiais, crianças órfãs, abandonadas… Segundo os organizadores, o em breve será realizado mais um evento com o mesmo objectivo, previsto para finais de Julho ou início de Agosto.
O Padre Ângelo Vicente Nhantumbo Salesiano de Dom Bosco, que e no presente está na Missão são Jose de Lhanguene. Disse ao Txololoco.com que: “ Falar da casa do Gaiato, é uma casa, é uma obra que acolhe meninos órfãos, alguns deficientes, alguns com necessidades especiais, que precisam de acompanhamento, que precisam de acompanhamento, de ajuda, e para que isso aconteça tem pessoas lá que trabalham dia e noite estão com esses rapazes e não tem fundos suficientes por isso precisam da nossa ajuda, precisam de pessoas generosas, solidárias que através de várias iniciativas, através de projectos possam também ajudar essas pessoas que estão lá para ajudar esses meninos…” falava o padre sobre a casa do Gaiato.
A Casa do Gaiato localiza se em Boane, mais a Sul da Província de Maputo e através da Cáritas ou mesmo pela Arquidiocese de Maputo, que por estes canais podem ser canalizadas doações e apoios diversos. Avançou o padre Ângelo.
Aurélio Pedrito Paulo, responsável do coro ao nível da Comunidade Beata Clemente Anuarite, e pertencente ao grupo, disse à reportagem do Txololoco.com: “ Faço parte do grupo Coral. Na verdade este Concerto surge na sequência do outro Concerto iniciado em Dezembro, que realizávamos em Dezembro na Comunidade de Trevo e entendemos que havia necessidade de fazer mais um outro Concerto, e o Concerto estava marcado para Maio, mas, devido a peregrinação tivemos que remarcar para o mês de Julho.” Disse o Aurélio Pedrito.
“A preparação foi muito intensiva,” prosseguiu o responsável, e no que diz respeito à preparação do evento disse: ” levou por ai 3 ou 4 meses e também estamos no processo de preparação do outro Concerto que possivelmente irá se realizar na última semana de Julho ou na primeira semana de Agosto. Então fizemos este Concerto com objectivo de colectar uns produtos não perecíveis para a casa de Gaiato em Boane.”
Vários espectadores se fizeram àquela comunidade um dos espectadores foi o Vitorino Domingos Magasso, que disse à nossa reportagem: “ Estou neste Concerto cultural que envolve a juventude, assim também a experiência das vozes que nos encantaram, Dizer que é a primeira vez que participo neste tipo de Concerto Cultural que tem a ver com a juventude, e senti me maravilhoso é muito bom e gostei bastante, espero que possa continuar com este grupo assim em diante não é, dentro desta Arquidiocese de Maputo.
O entrevistado deixou uma mensagem dizendo: “A mensagem que eu deixo, é que os jovens e ao grupo no geral que adiram a este grupo, que possam participar e ali encontraremos se possível a nossa salvação, apesar de que a salvação é individual mas também com este grupo nos encantam e nos trazem mais alegria, mais harmonia para com todos aqui presentes.”
Hilario Machava um dos membros do grupo, deixou o seu sentimento dizendo: “ Para mim participar e pertencer neste grupo é uma coisa muito especial porque eu conheci este grupo no momento em que posso considerar num momento que eu não sabia o que é fazer música, então daí que a minha mãe me deu a ideia de… porque não participas no grupo coral? Eu não gostava muito de participar no grupo Coral da Comunidade directo, mas eu gostava de cantar, então foi aí onde criou-se a ideia de a partir do dia 1 de junho de 2018 se não estiver a me enganar. Criamos uma animação da missa, para animarmos uma missa, daí surgiu o grupo coral voz dos Anjos. Na altura eramos muitos, foram baixando, outros vinham outros saiam e até estamos assim então, para mim é uma coisa extraordinária participar neste grupo…”
Foto Coral Vozes dos Anjos depois do Concerto
Maestro Paulo foi quem esteve a reger os cânticos no Concerto que levou cerca de 2h. recordar que o maestro Paulo é o compositor do cântico de ação de graças Tatana Khanimambo, cântico este que pode ser escutado aqui neste link.
Participantes na Comunidade Beata Anuarite em Luis Cabral
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
Programa Mateus 25: Livro do padre Inácio Jussa descreve os actos do programa SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE