Jornalistas capacitados na área de erros jornalísticos a propósito da visita papal
publicado no dia 25 de Julho 2019
O Arcebispado de Maputo acolheu na Sala Pio XII, na última 4ª feira 24 de julho de 2019, o segundo encontro de formação de jornalistas enquadrado no âmbito da Visita apostólica do Papa Francisco a Moçambique.
O foco do encontro foi sobre os erros jornalisticos, o tratamento para com o Papa, os Padres, Bispos, as pessoas, lugares e mais… bem como o modo de proceder, antes, durante e depois da visita papal.
O encarregado dos negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique, o Monsenhor Cristian Antoniette foi Primeiro Orador a tomar da palavra para explicar como está composto pequeno estado Mundo, o Estado do Vaticano, a população os cidadãos e em especial sobre o Papa como e Sucessor do Apóstolo Pedro e chefe supremo daquela monarquia localizada no interior de Roma, Itália.
O Monsenhor, esclareceu que o Papa vem a Moçambique como um chefe de estado, sendo assim terá as honras de um chefe de estado. A outra dimensão da visita, O papa vem como o sucessor de Pedro, o Pastor da Igreja Católica, e por este motivo manterá encontros com políticos, religiosos e sociedade Civil, cristãos da igreja Católica e não só. Na apresentação, falou da Santa Sé, dos cardeais e Bispos, das vestes do Sumo Pontífice, da Nunciatura Apostólica e da relação desta para com os diferentes Estados.
No que diz respeito aos erros jornalísticos, no tratamento dos padres Cardeais e em especial ao Papa, o Padre Bartolomeu Bravo, Pároco da Paróquia de Santa Ana da Munhuana que também faz parte da comissão de animação da visita do romano Pontífice. Na intervenção abordou os aspectos jurídicos da constituição da igreja Católica fundada por Jesus Cristo. Explicou o significado Igreja católica, o historial de Jesus com os discípulos e os apóstolos na criação da Igreja, de como foi escolhido o Apostolo Pedro onde Jesus disse para Ele ”Sobre esta Pedra Edificarei a minha Igreja…” no final falou da forma de tratamento do Santo Padre bem como para com os Padres e Bispos.
Houve espaço para perguntas, o Padre Bravo esclareceu as várias questões apresentadas pelos homens da comunicação social do no país.
O último orador foi o Sr Marime que falou dos aspectos principais da visita do Papa a Moçambique. Explicou que trata-se de uma visita Nacional e Apostólica, havendo a necessidade dos jornalistas que serão responsáveis pela transmissão das notícias conhecerem os termos e chamarem com os respectivos nomes os lugares e como proceder na presença do padre e nas celebrações. Falou presidência da Conferência Episcopal de Moçambique CEM, SECAM e da IMBISA.
Respondeu claramente as curiosidades e perguntas dos escribas relacionadas com a sua apresentação.
Txololoco em conversa com o Jornalista Ângelo Zitha da Subcomissão de comunicação social para a visita papal afirmou que o encontro foi positivo pois para além da formação foi de grande importância para o conhecimento de algumas regras protocolares para a cobertura desta visita.
Este foi o segundo encontro de formação para jornalistas que não puderam se fazer presentes na anterior capacitação havida a cerca de 1 mês no auditório da Radio Moçambique.
Por Samuel António
← Voltar à página inicial
Papa Francisco visitará Moçambique em Setembro de 2019
PROGRAMA OFICIAL DA VIAGEM DO PAPA FRANCISCO A MOÇAMBIQUE