Jovens da Zona pastoral Número 3 peregrinam para Marracuene reflectindo sobre a mensagem do Papa
Publicado no dia 28 de Março de 2023
Cerca de 2 mil Jovens das paróquias da Zona pastoral número 3, na Arquidiocese de Maputo, realizaram no passado Domingo 26 de Março de 2023 a tradicional peregrinação Quaresmal, partindo das Mahotas até Marracuene reflectindo em torno da Mensagem do Papa Francisco sobre a Quaresma de 2023.
Momento depois da saida da comunidade Sta Margarida em Jafar
Fazem parte do Ministério da Família, sector de jovens os organizadores do evento, esta caminhada conta com mais de 20 anos e é feita em torno do documento que o Papa escreveu especialmente para o período da quaresma deste ano 2023. Para o presente ano a caminhada esteve em torno do Lema:” Afasta-te, Satanás! Tu és para Mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens”(Mt 16,23).
João Fidalgo Timba, Responsável dos jovens ao nível da zona Pastoral Número 3 em conversa com a reportagem do txololoco.com disse: “ Esta peregrinação tem tido lugar sempre na altura da Quaresma onde pegamos a Carta do Papa para o período de Quaresma, fazemos as nossas reflexões. Cada paróquia ou comunidade fazem as reflexões, olhamos os temas que fazem a devida reflexão.” Palavras do Coordenador da zona 3.
“ Partimos do CMC”. Prosseguiu Fidalgo.” Em casa das Irmãs Hospitaleiras do sagrado Coração de Jesus, até aqui na Paróquia de Nossa Senhora das Candeias em Marracuene, tivemos uma paragem na comunidade Santa Margarida, em Jafar. É uma actividade que normalmente tem por ai uns 700 a 800 jovens, mas para este ano as nossas expectativas foram superadas, esse número foi duplicado e muito … “ Fidalgo disse também que na preparação são colectados produtos alimentares não perecíveis para oferecer aos necessitados e que para o presente ano não fugiram à regra.
O percurso estimado em pouco mais de 20km que foi percorrido pelos jovens escoltados pela polícia, passou pelos bairros das Mahotas, Albasine, Habel Jafar onde foi verificado o descanso e na ocasião foi servido chá, e depois prosseguiram passando pelo bairro do Zintava e entrando na vila-sede de Marracuene, onde cerca das 13 horas e 30 minutos os primeiros peregrinos entravam no recinto da Paróquia Nossa Sra. Das Candeias em Marracuene.
Foto de peregrinos a caminhar para Marracuene
Jaime Luís, da paróquia Todos Santos, comunidade São Carlos Lwanga, que participa pela terceira vez na peregrinação dos jovens, deixou os seus sentimentos ao txololoco.com, dizendo: ”Foi oportunidade para mim para me conhecer, vi colegas da escola, e não sabia que estão aqui, não sabia que são meus irmãos, mas estão cá, acredito que toda zona pode estar aqui e por ai em diante… acho foi bem e continuem assim e não me arrependo de ter participado.” Palavras do Jaime. Depois de chegar a Nossa Sra das Candeias.
Amelia Marrengule também da Comunidade Carlos Lwanga disse já ter participado uma vez:” é a segunda vez que participo da marcha quaresmal. É uma experiência muito boa, é muito bom participar, ver a entrega dos jovens na marcha, principalmente quando estamos aí a caminhar e vemos que, epá, cansaço, e não desistem até chegarem aqui no… na chegada, onde pretendem chegar. É muito bom ver a entrega dos jovens que eles têm para a marcha… foi uma experiência muito boa.
Enquanto partilhavam o almoço, o padre lucas, pároco de Nossa Sra. Das Candeias, atendia as confissões dos jovens, que depois da apresentação dos diversos temas escolhidos para reflexão, que em cerca de 10 minutos foram orientados a apresentarem em forma de Canto, poesia ou Teatro. A paróquia Santo António da Malhangalene foi a primeira a apresentar a reflexão, num conjunto de aproximadamente 20 apresentações.
Pedro José Choe, jovem da paróquia Divino Espirito Santo de Laulane da comunidade São João Paulo II de Chihango. “ para mim a peregrinação foi boa, a organização foi boa, melhorou muito e gostei porque fomos escoltados pela Policia, a caminhada foi boa e não vi nenhum problema. Tem um irmão que perdeu o celular e depois recuperou, por quanto isso é louvável.” Terminava o pedro José.
Peregrinos reflectindo sobre temas da mensagem do Papa em MARRACUENE
Recordar que para este ano 2023, o Papa francisco trouxe para esta quaresma uma mensagem que foi publicada em Roma, Itália, no dia 25 de Janeiro de 2023 na festa da conversão de São Paulo. E que está disponível aqui.
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
ACÇÃO DE GRAÇAS PELOS 20 ANOS DA PRESENÇA DA CONGREGAÇÃO DA S.F EM MOÇAMBIQUE. DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE