Lançada oficialmente a IV Assembleia nacional de Pastoral em Maputo
Publicado no dia 06 de Junho de 2021
Após a procissão do Corpo de Deus, o Arcebispo de Maputo Dom Francisco Chimoio, fez o lançamento oficial da IV Assembleia nacional de Pastoral na Sé Catedral de Maputo, no domingo 6/06/21.
Imagem: viatura transporatando o Santissimo
Uma nova abordagem e novas maneiras de enfrentar o novo normal imposto face às medidas de proteção e prevenção contra o Covid-19, a procissão do Corpo de Cristo para o presente ano 2021 foi feita a partir da Paroquia Nossa Senhora das Candeias, em Marracuene, até a paroquia Nossa Senhora da Conceição- Sé Catedral de Maputo.
Depois da celebração que teve lugar na Paróquia Nossa Sra. Das Candeias em Marracuene, onde o Pe. Salvador Bila destacou a Catequese “que não deve ser uma catequese de sacramento…” A procissão que foi acompanhada pela banda dos Arautos do Evangelho e escoltada pela polícia, na companhia de várias irmãs consagradas, padres, leigos e representantes das zonas pastorais.
A primeira paragem foi feita na Paróquia Santíssima Trindade, ainda em Marracuene, e o padre Pascoal, Pároco desta comunidade, disse: “ A preparação para acolher o Bispo aqui na nossa Paroquia, foi através da participação dos leigos da comunidade São Francisco Xavier…os leigos foram envolvidos, seja no aspeto litúrgico, preparação do Santíssimo Sacramento, também do leitor que irá ler a oração e também o coro da comunidade…”
Imagem: procissão na En1 na 1a paragem
Concluiu deixando uma mensagem:” Neste dia Solene dedicado ao Corpo de Deus, nunca deixar de se alimentar do Corpo de Jesus, para que o corpo de Jesus, a Eucaristia possa sustentar a nossa vida batismal como cristãos e nos dar o verdadeiro alimento para a nossa caminhada de fé.”
Esta procissão contou com 7 paragens, paragens estas que tiveram escalas na paroquia Santíssima Trindade (a primeira), seguiu a Paróquia São Francisco Xavier do Benfica, São João Bosco de Bagamoyo, São Pedro e São Paulo, são José de Lhanguene, Santa Ana da Munhuana, e por fim a Sé Catedral.
A cada paragem, pedidos e intensões para o bem-estar da população e do país. Pedidos de Paz, especialmente para a Província de Cabo Delgado, no Centro do país, pedidos de resolução da problemática dos transportes públicos, pedidos de entendimentos nos lares entre os casais e família, a tranquilidade nas famílias, pedidos de bênçãos aos governantes, petições para que a corrupção seja eliminada no país.
Destacar na procissão, nas proximidades da Paróquia de são José de Lhanguene onde policias, se aproximaram ao Santíssimo para pedir a bênção.
O Pe. Nelson Covete, Diocesano, em comentários feitos na Radio Maria que na tarde do Domingo 6/06 disse:” O povo de Deus que estava ao longo das avenidas a espera de ver o Santíssimo, recebeu a Bênção, e esta será replicada às pessoas que estão localizadas em Manhiça, Moamba, Município da Matola, Boane, Magude, Namaacha…todos locais. E todo o país, esta chega a todos, todos recebem a bênção do Corpo e Sangue de Cristo…”
“Destacar a primeira e a segunda paragem, vai para a situação dos raptos das crises vividas em especial em Maputo… terminamos esta adoração invocando Cristo na nossa vida…”
No final o Arcebispo de Maputo fez o lançamento da IV Assembleia nacional de Pastoral ao nível da Arquidiocese de Maputo. E no dia 13 de junho o lançamento nas paroquias e a entrega dos Lineamenta aos membros do Concelho pastoral e animadores de núcleos.
Recordar que esta procissão tem sido realizada a partir da paróquia Nossa Senhora das Vitorias até a Sé Catedral, e no ano 2020 não foi possível se realizar esta procissão devido às restrições impostas a propósito do Covid-19, e esta foi a primeira e mais longa procissão, e feita usando viaturas como meio de transporte.
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
Morreu o Padre António antigo diretor espiritual do Seminário Santo Agostinho da Matola
DOM INÁCIO LUCAS TOMOU POSSE COMO NOVO BISPO DE GURUÉ
ARCEBISPO da Beira solidariza-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE CAPACITADOS FORMADORES PROVINCIAIS EM MATÉRIA DE DIREITOS HUMANOS EM MAPUTO