Transmitimos a fé para si

 Na ordenação presbiteral de António e Pedro , Dom Tonito diz que são chamados a levar à Deus as alegrias, preocupações e desafios do povo



Publicado no dia 12 de Agosto de 2024




Na manhã do passado Sábado 10 de Agosto de 2024, dia da festa de São Lourenço, Diácono e mártir, na Sé Catedral de Maputo, foram ordenados padres os Diáconos António Tchambule e Pedro Xavier, pelo Arcebispo de metropolitano de Maputo, Dom João Carlos Nunes.

 Padres depois da ordenação mostrando palmas ungidas
Padres António e Pedro na ordenação mostrando palmas ungidas

Esta celebração, contou com a participação do Núncio Apostólico em Moçambique, o Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba, que participa pela primeira vez numa cerimónia de género desde a sua nomeação pelo Papa Francisco, onde estavam presentes Bispos, padres, irmãs de diversas congregações, público no geral, para além de familiares, amigos e conhecidos dos neossacerdotes.


Dom Tonito Xavier Muananoua, Bispo auxiliar de Maputo, disse ser: “um momento muito significativo para a vida de cada um de nós enquanto vive a igreja que ainda carece de colaboradores da messe do Sr. Mas muito mais significativo que para eles próprios e as suas famílias nos apresentaram… “falava na homilia da ordenação dos padres Diocesanos de Maputo.


“ De hoje em diante, “ prossegue o Bispo: “ os nossos irmãos Diáconos António e Pedro com a ordenação sacerdotal, são chamados a levar à Deus as alegrias, preocupações e desafios do povo a que são chamados a servir e derramar sobre o mesmo povo, as graças e bênçãos de Deus. Sim aqui está sintetizada a missão do presbítero, que deve ser um canal, um meio uma fonte de garantir as bênçãos e graças de Deus e nela abrir as preces do fundo da humanidade.

Recordar que foi a 27 de Agosto de 2023 quando, na mesma catedral e pelo Dom Joao Carlos Nunes foram ordenados Diáconos, na altura seminaristas, o António Tchambule e Pedro Xavier.

Dom Osório Citora Afonso, I.M.C, também Bispo Auxiliar de Maputo, disse falando aos neossacerdotes: “Os nossos novos sacerdotes sabem do seu compromisso como nos recorda o Papa Francisco ’encontrará a sua raiz e motivação numa tríplice pertença ao Senhor, à Igreja e ao seu reino’ isto será sempre suficiente para continuar a deixar tudo e a seguir o mestre na abertura da missão sacerdotal.” Palavras do Bispo Auxiliar de Maputo.

Prossegue Dom Osório em sua intervenção, “ O Senhor Não vos abandonará, o reino será o horizonte… nos unamos a estes nossos irmãos padres, e não apenas nos momento emocionantes que a ordenação sacerdotal nos proporciona, é um Amor sincero, um afecto que nasce da renovação do seu eis me aqui que exprime a nossa gratidão por se terem tornado com Jesus, Homens pelos outros sacerdotes misericordiosos e dignos …” no final Disse se alegrar pelos sacerdotes e agradeceu e felicitou os sacerdotes.
 Padres na ordenação sentados a ouvirem a homilia
Na missa durante a homilia



António Arnaldo Tchambule, neossacerdote que cedeu a uma breve entrevista à reportagem do Txololoco.com, logo depois da ordenação disse: “A experiência desta ordenação é mesmo de admiração da Misericórdia infinita de Deus.” Palavras iniciais do Pe. António.” Que trata se de um dom que não mereci, como dissemos na nossa mensagem, foi por um acto de misericórdia de Deus e isto para mim é motivo de grande agradecimento, mas também é um compromisso que assinalo hoje diante de toda a igreja para servir a igreja… É um sentimento de grande admiração da misericórdia divina.”

No final da breve conversa deixa a mensagem para os irmãos seminaristas: “meus irmãos o tempo de formação sacerdotal é um tempo aparentemente longo, não significa que seja impossível chegar ao sacerdócio, o importante é confiar na Misericórdia do Senhor.

Cesário Xavier, Pai do padre Pedro da Costa Xavier, em nossa reportagem, falou do percurso, do chamamento para esta fé dizendo: “ ele é que nos trouxe a igreja, olha que em 1994, ainda bebé, ele acordava e esperava por um vizinho, que já perdeu a vida, infelizmente, assegurava a ele, e tínhamos que lhe preparar e ele levava. Então um dia dissemos: então porque não levamos a ele a igreja em vez do vizinho vir, lhe buscar? Então passamos a levar o nosso filho a igreja e aqui estamos.


 Padres na ordenação momento de oracao
Arcebispo Dom João Carlos na ordenação

Prossegue o pai, do padre visivelmente satisfeito: “ Neste caso ele nos mostrou o caminho para a igreja. Enquanto ele crescia, vinha para aqui, e confidenciou com a madrinha que queria ir ao seminário, e disse a madrinha para não dizer nada que o seu objectivo depois da 10ª classe, era de ir ao seminário, e só nos apareceu um dia antes da ida ao seminário, foi um choque para nós, mas foi a vontade dele. Não estive na ordenação diaconal mas hoje estou.

Ainda para os microfones da reportagem do Txololoco, Arnaldo António Tchambule pai do Padre António Arnaldo Tchambule, disse: “não foi fácil não, desde a escola secundária, depois universidade… foram 13 anos de formação, não foi fácil, mas nós já estávamos com mais força, mais moral… para família Tchambule é uma honra termos um filho padre, somos pobres… recordo aquela passagem bíblica do livro de Mateus 18 a 20 que fala de jesus que ia caminhar no mar da Galileia e encontrou 2 irmãos Pedro e André, que lhes disse vinde comigo que vos farei pescador dos homens.”

O Lema da ordenação diaconal do Antonio Tchambule é: “Sede misericordioso como o vosso Pai é misericordioso”(Lc 6, 36). E o Lema do Padre Pedro Xavier é:” Investidos neste ministério que nos foi concedido por misericórdia, não perdemos a coragem. Trazemos porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que este extraordinário poder é de Deus e não nosso”(2 Cor 4, 1.7).




Por Samuel António





     ← Voltar à página inicial



PROGRAMA MATEUS 25: LIVRO DO PADRE INÁCIO JUSSA DESCREVE OS ACTOS DO PROGRAMA



Txololoco 2024

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting