No crisma em Marracuene, Dom tonito fala dos Núcleos como o lugar de reflexão da palavra de Deus e de crescimento
Publicado no dia 27 de Maio de 2024
No passado domingo, 26 de Maio de 2024, dia da celebração da festa da Santíssima Trindade, a paróquia Nossa Senhora das Candeias em Marracuene, Arquidiocese de Maputo, acolheu a celebração do sacramento da Confirmação de 248 jovens e adultos, dando por terminada a visita pastoral que vinha decorrendo desde o dia 21 de maio de 2024 naquela paróquia.
Na vista pastoral à paróquia de Nossa Senhora das Candeias de Marracuene, Dom Tonito xavier Muananoua, Bispo Auxiliar de Maputo, inteirou-se das diferentes actividades desenvolvidas por diferentes grupos religiosos e teve diálogos para auscultação e aferir as possíveis necessidades nas comunidades e núcleos.
Momento em que o Bispo rebebia as oferendas dos Crismandos
“A visita foi muito positiva, todas as comunidades receberam com alegria o Bispo, o diálogo entre eles foi positivo, aberto e permitiu também crescer mais.” Palavras do padre Fausto, pároco de Nossa Sra. Das Candeias em conversa com a reportagem do txololoco.com depois da celebração. Ainda com o padre Fausto, quisemos saber como foram os encontros do Bispo com os diferentes grupos, no caso Jovens, adolescentes e mais?
O padre respondeu dizendo:” A visita correu bem, também com os jovens, com o número razoável, perguntas bem-feitas, uma intenção a resolver o espirito de Unidade e a fé católica nesta nossa Comunidade.” Palavras do padre fausto que esteve como cocelebrante.
Estavam presentes na celebração presidida pelo Dom Tonito, o Pe. Lucas, antigo Pároco, o Pe. Agostinho, o Pe. Fausto como concelebrantes; Irmãs consagradas e formandas; Crismandos; Crentes de todas as 11 Comunidades; convidados e público diverso.
Dom Tonito agradeceu a recepção: ” Todas as pessoas que tornaram possível esta visita, no silêncio das suas orações, no activo, preparando as comunidades por onde passamos, facilitando o trabalho do conhecimento da realidade desta paróquia de Nossa Senhora das Candeias de Marracuene. Vamos continuar unidos e a rezar uns pelos outros, somos convidados a formar cadeias de oração, e neste dia de modo especial, aqui na nossa Arquidiocese, recordamos os núcleos como o lugar de reflexão da palavra de Deus e de crescimento. Unamos as nossas orações pelas nossas famílias para que sejam verdadeiras igrejas domésticas, para que sejam focos de radiação do Amor de Cristo…” Palavras do Bispo no final da celebração.
A paróquia Nossa Senhora das Candeias de Marracuene conta com 11 comunidades, tendo todas se reunido na comunidade-sede para a celebração única do sacramento do Crisma, marcando a entrada dos fiéis na idade adulta da fé. Esta celebração representou um momento significativo para a comunidade, como relatam os entrevistados e serve para o fortalecimento da fé e o compromisso dos crismados com sua jornada espiritual. ”… o Sacramento que hoje recebemos, nos torna membros adultos na fé e ao mesmo tempo torna soldados de Cristo,” disse a representante dos crismados em mensagem.
“Nos une perfeitamente a igreja da qual passaremos com mais intensidade a difundir e defender a fé católica por palavras e obras como verdadeiros testemunhas de Cristo. E o espirito Santo que hoje recebemos de forma solene, guie e ajude a cada um de nós a fazer o bom uso dos seus dons e a perceber que não é o fim da caminhada cristã, mas sim o início de uma nova etapa… “ mensagem dos crismandos apresentada pela Slael Maria do Céu
Mensagem dos Crismandos
Orginaldo Serafim Machacule, da Comunidade Santa Margarida de Jafar que participou da celebração como padrinho e pai, à reportagem do txololoco.com disse: “Tenho o meu filho a crismar de nome Ramalho Machacule e aminha afilhada Fátima Carlos Vilanculos. É um prazer enorme, é uma sensação única estar aqui neste louvor de acção de graças pelo Crisma, que veio a calhar com a festa da Santíssima Trindade onde está la o Pai, o Filho e o espirito Santo… então não há palavras para expressar a gratidão de termos Deus presente constantemente, incessantemente na nossa vida, só temos a agradecer o Dom da vida, o Dom da proteção, da saúde… “
Alia novungua crismanda da Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Magaia, mostrou se satisfeita e se expressou dizendo: “ Estou feliz, crismei hoje, estou a crescer na fé, e não foi assim muito difícil chegar até aqui, embora que houve alguns obstáculos, mas graças a Deus aqui estamos, crismamos hoje e estou muito feliz… o sacramento é coisa que não se paga nada, é só seguir…”
Momento do corte de Bolo
Iam José, crismando e pertencente à Comunidade São Francisco de Assis em poucas palavras disse:” Estou tao feliz por este dia inesperado, houveram desavenças nos dias passados, mas em fim mas não tem o que me faça desistir de vir a igreja conhecer a nossa casa… em fim estou satisfeito e as palavras me fogem.”
Recordar que a paróquia Nossa Sra. Das Candeias está sob direcção do Padre Fausto Guiraldere, recém-nomeado para o cargo, padre de origem italiana pertencente à congregação Sagrada Família de Bergamo, que sucede o padre Lucas que é vigário Episcopal da zona Norte da Arquidiocese de Maputo. O ofertório daquele Domingo foi dedicado para ajuda das actividades da Conferência Episcopal de Moçambique – CEM.
Bispo dando bênção a um doente
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência