Transmitimos a fé para si

 Novo Núncio Apostólico em Moçambique Dom Luís Miguel diz que a guerra é horrível e fala da paz



Publicado no dia 18 de Abril de 2024




Foi no 3º Domingo da Páscoa, 14 de Abril de 2024 numa celebração feita com a presença de quase todos os Bispos da Conferência Episcopal de Moçambique das 12 Dioceses do país, governantes, com o destaque para o primeiro-ministro moçambicano, padres, irmãs, fiéis e convidados, onde foi apresentado o novo Núncio Apostólico em Moçambique na paróquia da Sé Catedral de Maputo.

Foto de Dom Luis Miguel M Cardaba
Dom Luis Miguel Cardaba - missa na Catedral de Maputo

O encarregado de negócios da nunciatura apostólica de Moçambique leu a carta da nomeação do novo núncio apostólico escrita pelo secretário de Estado junto a Santa Sé, dirigida ao Dom Inácio em representação dos Bispos da CEM – (Conferência Episcopal de Moçambique). Tendo dado assim o início da celebração presidida pelo Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba, o novo Núncio Apostólico. Numa celebração que na homilia, abordou as leituras do 3º Domingo da páscoa, da missão do Núncio apostólico, e destacou a situação da guerra pelo Mundo incluindo Moçambique.


“A primeira coisa: Paz! No evangelho, jesus apresenta-se no meio dos discípulos e disse lhes ‘A paz esteja convosco’… Atenção, a paz de que jesus nos fala, não é apenas a ausência de guerras, é uma paz profunda… a paz de jesus é a paz do coração, de alegria e de saber perdoar… esta paz não vem apenas dos homens, vem do coração de Deus…” palavras do Núncio Apostólico durante a homilia.




Ainda na homilia de cerca de um quarto de hora, o Dom Luiz Miguel falou da guerra no Sudão, onde esteve em Cartum como Núncio Apostólico e destacou:” A guerra é horrível, repito mais alto a guerra é horrível, a guerra machuca as pessoas profundamente é a experiência de todas as pessoas em tantos países, inclusive aqui, no passado… Nunca mais guerra! É o grito da igreja e de todas as pessoas de boa vontade em todo mundo, nunca mais guerra. Mas porém as guerras não cessam, parece que os nossos dias se multiplicam…” abordava a situação da guerra.

Sobre a diplomacia da Santa Sé, na qual trabalha disse:” em todos os países onde estive, sempre ouvi muitas vezes as pessoas a dizerem que a melhor diplomacia do mundo é a diplomacia do vaticano. Espero que seja a verdade, mas eu posso garantir uma coisa, se a diplomacia do vaticano ou da Santa Sé é boa, não se deve aos meios económicos das nunciaturas, não, não… porque, atenção é devido a vontade frequente dos núcleos com os bispos com os padres, as Irmãs os Catequistas…

======== PUB ========
Faça a sua doação através do: +258 84 78 76 559 mpesa e conta móvel,ajude no crescimento e mais publicações
Olha que qualquer valor servirá como ajuda. Seja doador e contribua para o crescimento desta causa. Txololoco.com
Sobre o seu negócio, Coloque também a sua publicidade aqui nesta página!
Entre em contacto Pelo facebook
ou pelos Nrs: 84 78 76 559 / 8457 02 594 - Adminitrativo

===========================================



Os bispos de Moçambique depois de terem recebido e colhido o Núncio Apostólico em plenária na 128ª Assembleia da CEM realizada na Matola, disseram que foi com alegria que receberam Sua Excelência Reverendíssima Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba. Este sentimento foi trazido em mensagem na carta assinada pelo Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM.

Núncio apostólico é Meio eclesiástico e meio diplomata, tendo esta dupla funcionalidade, o Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba representa o Papa no nosso país e se ocupando da diplomacia da Santa Sé no nosso país, substituindo o Dom Piergiorgio Bertoldi que ocupou a pasta por 4 anos e sendo depois transferido no ano de 2023 para terras da América Latina.

 foto de Dom Luis Miguel recebendo cruz
Dom Luis Miguel recebendo presente


Recordar que o Santo Padre nomeou no passado dia 23 de Janeiro de 2024, como núncio apostólico em Moçambique dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba, arcebispo titular de Nasai, que na altura da nomeação ocupava o cargo de núncio apostólico no Sudão e na Eritreia. Apresentado na Catedral de Maputo a 14 de Abril de 2024.




Por Samuel António





     ← Voltar à página inicial



PROGRAMA MATEUS 25: LIVRO DO PADRE INÁCIO JUSSA DESCREVE OS ACTOS DO PROGRAMA



Txololoco 2024

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting