Transmitimos a fé para si

  Papa Francisco vem a Moçambique vem para nos falar de Deus, disse o Bispo Auxiliar de Maputo



publicado no dia 28 de Agosto 2019





Teve lugar no passado Domingo 25 de Agosto de 2019 a missa de antevisão da visita do Papa Francisco a Moçambique, Domingo que coincide com o XXI Domingo do tempo comum. Estiveram presentes padres convidados, e a representação em grande número dos Cristãos das vigararias Centro e Norte da Arquidiocese de Maputo.

A celebração foi presidida pelo Dom Juliasse Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo. Celebração da antevisão da visita papal que será no dia 6 de Setembro de 2019 no Estádio Nacional do Zimpeto em Maputo. No início da homilia saudou os presentes e disse que o Domingo é o dia da ressurreição de Cristo, e por excelência um dia Santo para todos o cristão, e é no Domingo que o Cristão se coloca com serenidade diante do Senhor. ..” As leituras tomadas foram as apropriadas para o dia que o Papa Francisco estará no Zimpeto.



a imagem da missa do dia 25
Na imagem Dom Juliasse na missa do dia 25/08/19


Citando algumas passagens das leituras daquele dia, Sobre a 1ª Leitura do Profeta Isaías, o Bispo Auxiliar na homilia explicou que o profeta fala da vontade de Deus. A vontade de Deus é de unir todas as nações de todas línguas para que contemplem a Gloria de Deus, a Gloria de Deus é a Salvação.



Na homilia falou da missão do sacerdote, dizendo que o sacerdócio é de Deus e ninguém pode se intitular Sacerdote e “ A missão do Sacerdote é de conduzir o povo de Deus na Gloria de Deus, A salvação...” Papa Francisco é Sacerdote, o primeiro entre os sacerdotes, o Sumo Pontífice,… A sua vinda a Moçambique, cumpre com esta missão de Sacerdote… a sua vinda a Moçambique vem para nos falar de Deus.. É uma visita Apostólica…”

Falado do evangelho daquele Domingo, Dom António Juliasse disse “ esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos tentarão entrar e sem conseguir…” jesus disse que muitos tentarão entrar e sem conseguir.” São para nós essas palavras muito frontais e são de grande desafio.

No final da celebração o padre Rafael Simbine, vigário da Diocese de Xai-xai e responsável pela Liturgia na visita papal, deixou recomendações aos grupos responsáveis pela organização e em especial sobre alguns aspectos litúrgicos e o comportamento do cristão durante a celebração Eucarística.

A Irmã Clotilde, na organização e responsável certas actividades a propósito da visita do Papa Francisco a Moçambique disse estar satisfeita com o nível de preparação dos grupos, o mesmo foi partilhado pelo Padre Nelson Covete, da organização do evento, espera que no dia 6 de Setembro a celebração seja solene. E deixa uma mensagem da Paz, esperança e reconciliação esteja com cada moçambicano.



Por Samuel António



     ← Voltar à página inicial


No Zimpeto Jovens e voluntários preparam se para o cordão na recepção do Santo Padre
Papa Francisco visitará Moçambique em Setembro de 2019
Jornalistas capacitados na área de erros jornalísticos a propósito da visita papal
PROGRAMA OFICIAL DA VIAGEM DO PAPA FRANCISCO A MOÇAMBIQUE



Txololoco 2019

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting