Papa Francisco visitará Moçambique em Setembro de 2019
publicado no dia 30 de Março 2019
Segunda vinda de um Sumo Pontífice a Moçambique, 30 anos depois de Sua Santidade, o Papa João Paulo II
No passado dia 27 de Março de 2019, quarta-feira, na sala de imprensa da Santa sé no Vaticano, foi anunciado que o Papa Francisco fará a viagem Apostólica a Moçambique no próximo mês de Setembro de 2019.
A declaração foi feita pelo director interino da sala de imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, comunicando que o Santo Padre fará uma Viagem Apostólica a Moçambique e visitará Madagáscar e Ilhas Maurícias em setembro de 2019. E no mesmo dia (27) o presidente da República de Moçambique Filipe Nyusi fez o anúncio ao povo moçambicano confirmando a vinda da Sua Santidade, e pediu na ocasião o empenho, ajuda colaboração e organização de todos no evento que terá lugar na 1ª semana de Setembro do presente ano. Ainda no anuncio feito na presidência, Nyusi disse que “a visita esta marcada para os dias 4 e 6 de Setembro, constitui um marco histórico, e vem reforçar a fé do povo moçambicano, de lutar pelos seus desígnios e por um país cada vez melhor e sempre ancorado na paz, harmonia e bem-estar do povo”.
Viagem Apostólica a Moçambique, Madagáscar e Ilhas Maurícias, será de 4 a 10 de setembro de 2019, visitando as cidades de Maputo em Moçambique, Antananarivo em Madagáscar e Port Louis nas Maurícias.
Esta será a segunda visita de um Papa ao nosso país apos 30 anos que o Papa João Paulo II pisou e beijou o solo pátrio.
Logo utilizado na viagem do Papa Francisco
Mapa de Moçambique:
O Papa visita a nação moçambicana e a Igreja Católica em Moçambique.
Fotografia do Papa Francisco: uma imagem mais expressiva e voltada para o mapa, na expressão do amor que tem para com Moçambique e Pastor da Igreja de Cristo.
Pomba: simbolizando a paz que é muito necessária para Moçambique, pois se encontra a viver o momento de trégua do recente conflito militar e há situações de ataques a civis no Norte do país.
Duas mãos: simbolizam o acolhimento de Moçambique ao Papa e também da mensagem de “Esperança, Paz e Reconciliação”, que ele traz para o povo de Moçambique.
Cores
As cinco cores da Bandeira de Moçambique: ladeando o mapa e uma faixa que sai da parte de baixo;
Verde: que está na mão e na inscrição exprime a esperança pelos melhores tempos para o povo moçambicano;
Vermelho: que está na mão e na inscrição exprime a necessidade da reconciliação entre o povo moçambicano;
Branca: exprime a paz, a religiosidade do povo moçambicano, a verdade e santidade do Sumo Pontífice.
Amarelo: a cor do Vaticano
Por Samuel António
← Voltar à página inicial
<