Paróquia da Santíssima Trindade em Kumbeza festeja o seu padroeiro pela primeira vez na Comunidade Sede
Publicado no dia 30 de Maio de 2024
A festa da Santíssima Trindade do passado Domingo dia 26 de Maio de 2024, foi vivida com muito entusiasmo, e a paróquia da Santíssima Trindade de Kumbeza em Marracuene, Arquidiocese de Maputo, não quis deixar passar este dia em branco, tendo organizado e festejado com todas as comunidades a solenidade da Santíssima Trindade pela primeira vez na Comunidade-sede da Paróquia.
padre Pascoal durante a celebração da Santissima Trindade
O Domingo da Santíssima Trindade celebra a doutrina cristã da Trindade, as três Pessoas de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no início do século XI, em algum mosteiro francês, que surgiu a Festa em honra à Santíssima Trindade, e por volta de 1030, no mosteiro de Cluny, ocorreu a celebração no primeiro domingo depois da Solenidade de Pentecostes. Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV D.C, que define Deus como três pessoas consubstanciais: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". A Solenidade da Santíssima Trindade é celebrada no primeiro domingo após o Pentecostes no calendário litúrgico.
Na paróquia Santíssima Trindade em Kumbeza, onde foi celebrada a missa de ação de graças por esta Solenidade, na homilia feita pelo padre Pascoal, Pároco, que iniciou com um cântico que dizia: “A minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui… e te trago o meu …” disse gostar tanto deste cântico e na ocasião falou da situação que membros do núcleo abandonam a comunidade e questionou a comunidade sobre a forma como podem proceder para este tipo de Situações.
Paroq. Santíssima trindade durante o almoço entre núcleos
O Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, falou à reportagem do txololoco depois da celebração sobre a festa da Santíssima Trindade e quem foram os envolvidos: “ A nossa Paróquia sendo dedicada à Santíssima Trindade que hoje celebra a sua festa de padroeiro, “ palavras introdutórias do Pe. Pascoal.” E o lema desta festa é: ’Estamos juntos na missão’, se juntaram a nós todas as comunidades da nossa paróquia que são 10 e juntos celebramos a santa missa, a acção de graças à Santíssima Trindade para agradecer ao Senhor por nos ter acompanhado como paróquia. A celebração correu bem e depois seguem os números artísticos do qual a nossa paróquia está representada através das comunidades com números artísticos para agradecer e pedir força ao senhor de continuar nesta missão juntos como Paróquia e como Comunidade.”
Esta foi a primeira vez que a Comunidade-Sede acolhe a festa naquele local, a data foi sempre celebrada na casa dos missionários da vila régia, na casa onde vivem os padres da congregação que dirigem àquela paróquia juntamente com as respectivas Comunidades e Capelas. A festa na paróquia da Santíssima Trindade teve início pelas 9h 30 minutos, com a celebração eucarística, presidida pelo Padre Pascoal, Pároco e acompanhado por outros padres como concelebrantes, que depois da celebração foi o almoço, que incluiu o corte de bolo e terminando com a parte recreativa.
Padres e Irmãs da Villa Regia apresentando seus números
Padre Estéfano, que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade, que participou da celebração cocelebrando, em conversa com nossa reportagem disse: “ Foi um grande dia porque pela primeira vez conseguimos celebrar o padroeiro da Paróquia aqui na Comunidade São Francisco, que é a comunidade principal da nossa paróquia…” palavras do sacerdote que por sinal foi recentemente ordenado e estando a celebrar nas comunidades daquela Paróquia. Sobre a organização da parte recreativa que seguiu depois da celebração comentou: “ Agora depois do almoço estamos procedendo com os números artistíssimos apresentados pelas Comunidades, os núcleos e também nós da casa missionária preparamos um pequeno teatro, e um pequeno canto… obrigado!”
Eugénio Langa, Animador da Comunidade São Miguel Arcanjo, uma das Comunidades daquela paróquia que falou à nossa reportagem sobre a festa, disse: “A sede da nossa paróquia é aqui nesta comunidade e foi a primeira vez, e correu de forma linda, foi belíssima e foi bonito, o cenário bem montado, boa participação das pessoas e as pessoas entregaram se com todo o coração, foi muito lindo. Por ser a primeira vez custa a acreditar, mas é a primeira vez que celebramos aqui neste lugar a festa da Santíssima Trindade.” Palavras do animador que esteve também na organização do evento.
Tereza Xavier,participante da festa e vendendo seus produtos
Tereza Xavier Mugaiane da Comunidade de Santa Isabel de Mali, uma das Comunidades da Santíssima Trindade, em conversa com a reportagem do Txololoco.com, disse: ”Participar na celebração foi muito bom, tivemos muitos ensinamentos, um deles de como saber rezar, sempre nas nossas orações temos que adicionar o nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e isso faz parte da Santíssima Trindade que é a nossa Padroeira.”
A paróquia da Santíssima trindade de Kumbeza, localiza-se em Marracuene, na Arquidiocese de Maputo ao longo da Estrada Nacional Numero 1, logo após a portagem de Kumbeza. Conta com 10 comunidades, das quais estão incluídas capelas de algumas comunidades. A congregação dos padres da Vila Régia é que está na direção daquela paróquia.
Por Samuel António
← Voltar à página inicial
Video resumo da Primeira JNJ de chimoio de 2018