Transmitimos a fé para si

  Paróquia nossa Senhora das Candeias de Marracuene rejubila pelos 75 anos e homenageia membros



Publicado no dia 17 de Fevereiro de 2023




A paróquia Nossa Senhora das Candeias em Marracuene rejubilou no passado Domingo 12 de Fevereiro de 2023 pela comemoração das Bodas de Diamante. A celebração foi presidida pelo Bispo emérito de Nacala, Dom Germano Grachane e contou com a participação de padres representantes do Governo local, convidados e dos fiéis de todas comunidades daquela paróquia.

 Bispo Pe. Lucas Sr Pinto no corte do bolo
Dom Grachane, Pe. Lucas e Sr. Pinto no corte do bolo dos 75anos

Segundo reza a história, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias foi uma das comunidades da Missão São José de Lhanguene e, movidos pelo fervoroso desejo de escuta da palavra de Deus, as celebrações eram realizadas de forma ambulatória, quer na actual Escola Primária de Marracuene, quer no recinto dos irmãos Borlotes, actual Igreja Evangelho em acção


Dom Germano Grachane destacou na homilia: “há uma relação estreita entre o culto e a moral e o drama do cristianismo moderno, é o fosso transponível que existe entre os nossos cultos e a vida Moral. São dois binários separados enquanto deveriam estar unidos…” no final da celebração, bem antes da bênção disse:

”Peço para que o nosso culto ande em paralelo com a atitude moral, e assim, sem a nossa moral corresponder ao culto, não seremos só homens de culto mas seremos profetas, cuja autenticidade é o crescimento da justiça e da Paz no nossos corações e nas nossas comunidades…” despediu aos presentes em especial aos membros da comunidade dizendo:” devagar se vai longe. Vacane vacane napiau thani weni”.

Na ocasião, foi dado um alerta sobre possíveis cheias do rio Incomáti, rio que passa pelo Distrito de Marracuene, recordar que inundações deixaram desalojadas muitas famílias em Boane. Na celebração foram distinguidos a título póstumo pessoas que se destacaram desde a fundação da Paróquia. A distinção foi dividida em 4 partes. A primeira parte compreendeu a fase da fundação que parte de 1948 a 1976; o segundo período, que foi da massificação da fé e abertura das Comunidades que sai de 1976 a 1998 com a chegada dos padres da Congregação da Sagrada Família; depois a fase de 2005 a 2008; de 2008 ate ao presente, a 4ª fase que se chama fase da solidificação da Fé.



Pub - A noticia continua mais a baixo


Lhaissa Multi-services Lda. Empresa de prestação de serviços de Limpeza e jardinagem Cell: 84 57 02 594



O Sr. Custódio da Costa pertencente à comunidade sede de Nossa Senhora das Candeias, disse sentir-se honrado pela recepção do diploma a título póstumo do seu falecido tio Hilário da Costa Marcela.” Ele deu muito por esta comunidade e também pela paróquia até ele nos deixar… formou muitos de nós como religioso, como cristãos que somos, por isso sinto-me lisonjeado por ser eu a receber este diploma de honra. Como disse antes, ficaria feliz se fosse um ou uma das minhas primas a receber o diploma.” Disse.



Em 1948 foi lançada a primeira pedra sob liderança do Padre José Maria dos Santos Antunes e inaugurada em 1955. A partir de 1962, contribuição do padre José Lopes que se destaca na construção das comunidades da periferia: Bobole, Macaneta, Hobjana, Jafar, Papside e Phazimane. Com a independência e o projecto das nacionalizações, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias ficou sem nenhuma assistência dos padres, tendo sido animada pelos leigos. Desde 1998 a Paróquia está sob tutela da Congregação da Sagrada Família.

Dom Germano Grachane, Bispo Emérito de Nacala, sobre o jubileu dos 75 anos “primeiro dizer que estes padres da congregação da Sagrada Família tem um Carisma a Educação, como eu dizia na homilia, esta comunidade é sortuda… onde nós separamos a Educação da Instrução este é o problema polémico porque para depois fugir com a seringa … “ Introduzia a conversa com a reportagem do txololoco.com o Dom Germano depois da celebração.”

 Dom Grachane
Dom Grachane na Comunhão durante a missa



O Bispo Emérito de Nacala aprofundou aspectos ligados a Educação, a história da cidade sobre as cheias que afectam especialmente a província de Maputo. Falou da solidariedade da igreja para com as vítimas que precisam de todo tipo de apoio.



O Governo local foi representado pelo senhor Sérgio Pinto, em representação do Administrador de Marracuene que tomou da palavra no final da missa e disse: ”O Estado reconhece e valoriza as actividades das confissões religiosas, visando promover um clima de entendimento, tolerância, Paz com vista a obtenção do Bem-estar material e espiritual do cidadão.

O governante abordou resumidamente alguns pontos da homilia feita pelo Dom Germano.” Ao longo da sua homilia, facilitou o meu trabalho: primeira acção é a Educação; a segunda a Saúde, a comunicação social, de entre outras acções que poderíamos neste momento descortinar, entretanto, as cerimónias de bodas de Diamante ocorrem num momento em que é retirado a tranquilidade, estou falando do fenómeno desumano que vem acontecendo na província nortenha de Cabo delgado… somos todos convidados a redobrar a segurança.“ Sobre as enchentes previstas a acontecerem ao longo do rio Incomáti apelou para que se tomasse medidas de precaução e para que as populações estejam atentas informações do Governo sobre o evoluir do rio.

Jacinto Pequenino, Coordenador paroquial da Liturgia disse à reportagem do txololoco.com que: “Celebrar 75 anos da fundação da nossa paróquia é uma grande alegria porque conforme conseguimos perceber na celebração foi fruto de muito engajamento dos irmãos, fruto também de troca de muitas experiências, a nossa paróquia foi crescendo muito, principalmente na última fase da sua construção, isso é um grande desafio também porque conseguimos perceber …”

Jacinto, falou dos desafios como coordenador da liturgia, ” encontrámos vários desafios que devemos enfrentar como por exemplo a questão da inculturação no meio das celebrações, porque são situações que… a nossa paróquia por exemplo é um centro de muitas culturas…” no final deixou uma mensagem: “Engajamento a Fé, mais leituras a palavra de Deus porque é o nosso foco…”

 Jacinto falando
Jacinto Pequenino durante a celebração



Augusto Mabutana, responsável da localidade Sede do Distrito, que participou na celebração expressou-se à nossa reportagem: ” Celebrar 75 anos de existência da nossa paróquia, Nossa Senhora das Candeias, significa uma bênção porque como se sabe, foi uma vida, e esses 75 anos são celebrados num período em que irmãos Católicos estão a seguir a palavra de Deus, tiveram que alguns perder a vida, serem interrompidos o encontro com Deus por causa da guerra dos 16 anos, alguns tinham que atravessar rio, antes da ponte, o Batelão a avariar para irem a comunidades além rio … portanto é uma bênção…”

Prosseguiu Mabutana, “Dizer que hoje também foram homenageados ou reconhecidos alguns irmãos que durante os 75 anos fizeram a história da Igreja, destes, nós particularmente queremos nos associar ao irmão Hilario da Conceição, foi ele que deu a mim a catequese para o baptismo e Crisma…

Sobre o Alerta dado pelos serviços meteorológicos, que dá conta da subida do nível da água do rio Incomáti, Augusto Mabutana disse ao txololoco.com “ Nós aqui em Marracuene ainda não fomos afectados, eu dizia, Matutuine, Boane, Namaacha, Manhiça e Magude, o SDPI, juntamente com o INGD, estruturas locais: chefes de quarteirões; secretários do Bairro; Chefes das Localidades; sobretudo ao longo do rio Incomati, estamos a nos precaver no sentido de dar um alerta Amarelo a todos residentes próximos ao rio, para que tirem as culturas antes que o caudal aumente…”

O responsável da localidade Sede de Marracuene, finalizou: “A igreja Católica comprometeu-se hoje de qualquer coisa que sirva de ajuda, podermos contar com eles enquanto Governo para quando este caudal aumentar podermos evacuar a população. A Igreja Católica vai nos apoiar porque eles têm barcos para evacuar…” sublinhou o governante.

 Foto da entrega de Diplomas
Entrega de Diplomas aos homenageados(Sr. Custódio recebendo diploma)


A paróquia Nossa Senhora das Candeias tem actualmente 11 comunidades com dois centros infantis: um na sede paroquial e outro em Jafar, tem um centro de acolhimento que actualmente tem 35 crianças desfavorecidas, órfãs, com problemas de saúde e outros… Tem uma escola comunitária, a Escola Sagrada Família com cerca de 1300 alunos e um seminário.

Padre Lucas Pelis pároco de Nossa Senhora das Candeias em conversa ao txololoco.com disse estar na paróquia há 9 anos e disse ter chegado do Brasil em 2013. “Celebrar hoje os 75 anos é um momento de muita gratidão a Deus … “ palavras do Sacerdote em conversa com o txololoco.com “ … Mas pude perceber um crescimento na vida da fé deste povo, inclusive a festa da padroeira se tornou um momento de manifestar esta comunhão como paróquia e também estreitar os laços, que são os laços do Evangelho que nos une a todos”.

O Pe. Lucas falou dos desafios que foram enfrentados durante a pandemia, onde destacou a paragem de todas actividades e ter de fazer tudo em casa. ” Acabou este tempo, vamos retomar a nossa vida, daquela forma comunitária do encontro da partilha então é por isso que é uma grande acção de graças a Deus.

No final da celebração do jubileu dos 75 anos foi momento oportuno para que as 11 comunidades partilhassem o Bolo preparado para a ocasião. E números de dança, teatro, cânticos e mais acompanharam a tarde recreativa do dia. Veja no youtube o resumo em forma de vídeo de como foi comemorado o jubileu.

 Foto do Bolo
Bolo do Jubileu)


Sobre as Cheias no Rio Incomáti e possíveis inundações em Marracuene



O governo anunciou a abertura das comportas e o incremento do volume de descarga da água para acima de 800m/s, que afectaria os Distritos de Magude, Manhiça e Marracuene, locais por onde passa o curso do rio Incomáti. Na celebração do jubileu dos 75 anos da paróquia foi dado o alerta para que as populações retirem as culturas nas zonas ribeirinhas do Incomáti, bem como das pessoas que estariam mais propensas às inundações.

Falando ao txololoco.com, o Pe. Lucas disse: “ Com a previsão de cheias no rio Incomáti, também estamos preocupados pelas comunidades que estão além rio, comunidades entre o Mar e o rio. Primeiramente manifestar a nossa atenção, o nosso carinho, o nosso maior apoio, porque quando tivermos necessidade estaremos todos para socorrer, o maior gesto que o cristão pode fazer é o gesto de solidariedade. Estar pronto com as necessidades e sofrimento do povo.

Sobre as possíveis comunidades que se encontram ao longo do rio Incomáti e que estão susceptíveis a serem vítimas das enchentes, as comunidades de São Paulo Apostolo de Mantimana, Machubo, Espirito Santo de Calanga e Mhuntanhana

Dom Germano, em conversa sobre a situação das enchentes que mataram mais de 10 pessoas, segundo dados do INGD do dia 15/02, introduziu o assunto dizendo:” De Lagoa Bay, o Vasco da Gama quando desembarcou aqui. Aquilo é o Mar em forma em forma de lagoa, por isso os navios de grande cálabro, as vezes tem que esperar 3 semanas a espera que o Mar tenha nível, é uma Lagoa a cidade de Maputo…”Palavras do Bispo, que abordou sobre das construções ao longo da Marginal. “A qualquer momento o Mar vai Reclamar o seu espaço… Eu como Igreja, na medida da minha pequinês, não aconselho a ninguém a ir construir ali naquela zona, que por baixo a água do Mar está.”

Na breve entrevista de sapiência Dom Grachane, falou da Geografia e da estrutura da crosta terrestre e explicou:” Daqui de Marracuene, Boane Matola, até Impapute partiu as pontes lá, porque somos um ponto abaixo de zero na inclinação Norte-Sul, e Este-Oeste.”




Por Samuel António



Subscrição Para receberes o Txololoco no Email





     ← Voltar à página inicial



DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE
SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO
Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência

COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE


Formulário de Subscrição para Txololoco


Txololoco 2022

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting