SECAM organizou um encontro virtual sobre a implementação do documento de Kampala
Publicado no dia 24 de Julho de 2021
Teve lugar na manhã da passada sexta-feira 23/07/2021 um encontro virtual em torno da "IMPLEMENTAÇÃO DAS EXORTAÇÕES PASTORAIS DO DOCUMENTO DE KAMPALA". Onde foram participantes Bispos, Sacerdotes, Religiosos, Leigos e Pessoas de boa vontade das conferências Episcopais de Africa e Madagáscar SECAM.
Imagem: alguns participantes online
O referido encontro com participantes de países de língua portuguesa e francesa, debruçou-se em torno do documento de Kampala que é um instrumento inspirador para toda a ação pastoral da Igreja de Deus em África e nas suas Ilhas e pretende orientar o novo impulso missionário no sentido de alcançar os seguintes objetivos nos próximos anos: a) permitir que mais pessoas conheçam Cristo em profundidade e tenham vida em abundância (DK, 5), b) contribuir para a emergência de uma nova África centrada em Deus (DK, 133) e c) consolidar com grande determinação a Igreja-Família de Deus em África e nas Ilhas (DK, 7,79).
O Padre Rafael Simbine Júnior, Secretário-Geral Adjunto do SCEAM e Coordenador da Comissão da Evangelização foi quem se encarregou pela Oração, depois de dar as boas vindas aos participantes do encontro Online.
No convite formulado pelo padre Rafael pede,” Que Deus nos ajude a aproveitar esta oportunidade para apreciar o Documento de Kampala e para nos deixarmos guiar por ele na nossa atividade pastoral e na nossa participação pessoal e comunitária no espírito da renovação da Igreja em África e nas suas Ilhas.”
A oradora foi a Irmã Ester Maria que trouxe os pontos de debate e bem como a apresentação dos painelistas e no final foi encarregue de traduzir os pontos e resumos dos palestrantes. O padre Luemba, painelista, disse: “ O documento de Kampala enquadra-se naquilo que se chama Balanço e perpectiva do Evangelho em Africa…”
O padre organizou a sua apresentação em 3 partes com destaque para os dois primeiros onde no primeiro ponto abordou a visita histórica do Papa Paulo VI em Africa. Na segunda parte da apresentação abordou os desafios para entrar no cristianismo.
O Padre Domingos Maurício que debruçou sobre o segundo objetivo do encontro, Ideias chaves do Documento de Kampala, que destacou: “ Para os africanos falta a vida...” destacou o documento do papa João Paulo II Eclésia In Africa, falou de 5 aspetos.
Imagem: Pe. Domingos Maurício(via zoom)
O Sacerdote abordou a temática em mensagem para se deixar a dicotomia, da realidade cristocêntrica, da necessidade de conhecer Jesus. Trouxe a referência deste documento a visita papal a Kampala. E no fim disse ” … este documento tem como objetivo inspirar a igreja em Africa para que seja Cristã…”
Após a apresentação dos objetivos e pelos intercalados com os resumos da Irmã Ester, seguiu a parte do debate das apresentações feitas.
Este ano 2021, a celebração eucarística para o Dia do SCEAM (sigla em francês) está prevista para a próxima quinta-feira, 29 de Julho, e no domingo, 1 de Agosto, em Paróquias de toda a África.
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE CAPACITADOS FORMADORES PROVINCIAIS EM MATÉRIA DE DIREITOS HUMANOS EM MAPUTO