Transmitimos a fé para si

  Santuário de Namaacha recebeu milhares de peregrinos incluindo novos Bispos de Maputo



Editado no dia 17 de Maio de 2023




Dom João Carlos, novo Arcebispo de Maputo e Dom Tonito, novo Bispo Auxiliar, participaram da peregrinação Arquidiocesana de 13 e 14 de Maio no santuário de Namaacha com mais de 10 mil peregrinos de Maputo e não só, para recordarem as aparições de nossa Senhora de Fátima aos 3 pastorinhos em Fátima, Portugal, este evento é organizado anualmente pela Arquidiocese de Maputo.

 foto do altar e padres peregrinos
Dom João Carlos e Dom Tonito na celebração do Sábado

Depois de muitos peregrinos terem partido ao longo da semana em pequenos grupos, com destaque ao maior número de peregrinos verificado na sexta-feira 12 de Maio, onde vários jovens de todas as zonas pastorais se concentraram e partiram da proximidade da Portagem, uns na zona de João Mateus, Boane, cruzamento da via que vai a Namaacha entre a EN2 e em vários outros pontos levando vários propósitos neste caminhada.


A tarde de Sábado 13 de Maio, depois da via Lucis, foi celebrada a missa onde estiveram presentes vários Bispos, com destaque para o Arcebispo Emérito de Maputo o Dom Francisco Chimoio e os recém-nomeados Dom João Carlos e Dom Tonito Muananoua, vários padres, fiéis católicos e não só, Irmãs de diversas congregações, governantes locais e não só. Para este ano 2023, a peregrinação esteve em torno do lema:”Maria, modelo do anúncio e testemunho da palavra de Deus".

A 1ª Missa como peregrino de Fátima do dom Tonito Bispo Auxiliar de Maputo


Dom Tonito Xavier, Bispo Auxiliar de Maputo que fez a homilia da celebração da noite do sábado, falou da peregrinação deste ano que foi vivida de maneira diferente depois da pandemia da Covid-19, dos ciclones:”… estes eventos deixaram-nos expostos à vulnerabilidades, tristezas e angustias…” o bispo Auxiliar falou sobre a peregrinação, disse ser ocasião imperdível de compaixão, cuidado, disse ser dom de gratidão, de síntese equilibrada entre pessoas e uma vida equilibrada.
 foto de peregrinos e o Andor
Noite de sabado jovens carregando o Andor



Pub - A noticia continua mais a baixo


Para detalhes, reserva e encomendas nosso contacto: 847174826



O Bispo Auxiliar abordou o assunto da IV Assembleia da Pastoral a decorrer em Nampula; do Lema da peregrinação para este ano; das leituras onde destaca o evangelho de São Lucas, que narra sobre a mulher sem nome que admira Jesus e do segredo da aventurança que é escutar a palavra de Deus e pô-la em prática. E finalizou com um trecho do Papa Paulo VI de 1975 que fala do Homem contemporâneo que este escuta mais as testemunhas que os mestres.



Recordar que no dia 13 de Maio de 1917 em Fátima, Portugal três crianças que enquanto apascentavam o gado viram e tiveram contacto com Maria, e nos meses seguintes até o dia 13 de Outubro, dia da última aparição aos 3 pastorinhos. No presente ano 2023 celebra se a passagem dos 106 anos das aparições de Nossa Senhora, e por tradição as Arquidioceses recordam estas aparições com reza do terço para que se prevaleça a paz, segundo recomendações de Maria na altura das aparições.

 Foto grupo de legionarias
Peregrinos recitando o terço na noite do sabado



A peregrinação ao Santuário de Namaacha observou restrições nos últimos anos devido a Pandemia da Covid-19, que obrigou a restrição da participação massiva de crentes e os cultos eram transmitidos pela rádio e pela internet. A noite segundo o programa previamente elaborado, foi caracterizado por adorações lideradas por cada zona pastoral até momentos antes da celebração dominical presidida pelo recém-nomeado Arcebispo de Maputo Dom João Carlos Hatoa Nunes.

Dom João Carlos na missa do Domingo 14 de Maio aos peregrinos



Na manhã de pouco frio, em comparação com os outros anos, a celebração do domingo, dia 14 de Maio, VI Domingo da páscoa, foi o Arcebispo de Maputo Dom João Carlos Nunes que presidiu Acompanhado pelo Arcebispo emérito, de Maputo Dom Francisco Chimoio, pelo bispo Auxiliar, vários padres missionários e diocesanos diante dos milhares de crentes oriundos de todas as províncias da zona Sul e não só, bem como peregrinos dos países vizinhos, Eswathine e África do Sul, citando alguns casos. Foi uma homilia intercalada por cantos e cânticos entoados pelo Dom João Carlos, que cantava para enfatizar um determinado assunto durante a homilia.

Agradeceu aos presentes, observando o protocolo, aos vários profissionais que prestaram diversos serviços, manifestou a gratidão ao grupo Coral, cantando “khensani, khensani Nkulukumba; traduzindo, Agradecei, agradecei ao Senhor. Sobre a Liturgia, explicou que: “ … As Leituras preparam-nos para recebermos o Espirito de Deus. A nossa vida é feita de desafios…” Entoa cântico. Na primeira Leitura disse o Arcebispo que encontramos todos os desafios; Destaque no evangelho vai para Filipe, que foi para um local impensável, a terra da Samaria, terra de pagãos, segundo a Leitura.

Dom João Carlos, falou do Amor, da prova de Amor entre os casais, do Amor da Mãe para com o filho que faz as coisas ao contrário, explicou que todos os actos são guiados pelo Espirito Santo: “A peregrinação não se esgota nos dias 14 e 15 de Maio, podemos faze-la noutros momentos…” exemplificava e cantava estrofes de cânticos para completar a mensagem.

Sobre o dia do Enfermeiro comemorado na sexta-feira dia 12, Dom João disse que: “ quando ouvi aquilo fiquei comovido, mas afinal quem é o enfermeiro? “ Respondeu dizendo que: ”São aqueles irmãos que tem como missão cuidar dos enfermos. Ou seja aliviar a sua dor, a sua nobre missão não se invoca, nos relembra aquela passagem do Evangelho, no episódio daquele que caiu e apareceu o Samaritano. O sacerdote passou, depois passou outro Doutor da lei não lhe ligou, um pobre samaritano estrangeiro passou e curou. Temos muitos samaritanos eu vi muitos samaritanos… então pelos Enfermeiros apesar de já ter passado o dia, façamos um tributo a eles. Porque eles cuidam de nós…” Disse o Arcebispo.

A peregrinação ao Santuário de Namaacha que se realiza com maior incidência no mês de Maio passa a ter uma nova abordagem, mensalmente no princípio de mês há peregrinação organizada pela congregação que celebra 100 anos do aniversário da fundação, a Congregação das Irmãs servas de Nossa Senhora de Fátima com 50 anos da presença em Moçambique.

Nesta época do ano,(Maio) os santuários do país e dos outros países recordam as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos e o destaque foi a peregrinação a Namaacha, em simultâneo na diocese de Pemba foi também realizada uma peregrinação local que reuniu muitos peregrinos de várias paróquias.






Por Samuel António


an image

Subscrição Para receberes o Txololoco no Email





     ← Voltar à página inicial



JOVENS DA ZONA PASTORAL NÚMERO 3 PEREGRINAM PARA MARRACUENE REFLECTINDO SOBRE A MENSAGEM DO PAPA
DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE
SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ
CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO
Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência
COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE


Formulário de Subscrição para Txololoco


Txololoco 2023

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting