Visita AD LIMINA APOSTOLORUM dos bispos católicos de moçambique ao vaticano
Publicado no dia 28 de Setembro de 2024
Os bispos de Moçambique visitaram Roma para a visita “Ad Limina Apostolorum” ao Vaticano, visita que decorreu de 23 de Setembro, a 27 de Setembro de 2024. A visita “ad limina Apostolorum”, que significa no limiar, na entrada (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, a primeira de todas as Dioceses do mundo e onde está a Sé de Pedro, com quem se encontram na pessoa do Santo Padre.
Bispos da CEM na visita Ad Limina
Os membros da Conferência Episcopal de Moçambique rezaram na manhã da quarta-feira, 25 de Setembro na Basílica de Santa Maria Maior. Dentro das intenções da celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, esteve no centro das atenções o futuro de Moçambique, num dia em que o país comemora o Dia das Forças Armadas. Participaram da missa do dia 25, os membros do MOCATI (Moçambicanos Católicos na Itália).
O episcopado moçambicano, Após nove anos, o volta a realizar mais uma visita à Santa Sé para um diálogo com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastérios da Santa Sé, e com o Papa Francisco e para apresentar relatórios de cada diocese e das diferentes comissões da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM). Com cerca de 15 reuniões, celebrações nas quatro basílicas maiores em Itália, Roma, encontro com as comunidades moçambicanas na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.
OBJECTIVOS DA VISITA DOS BISPOS
Os principais objectivos da visita foram de uma visita de trabalho, de reuniões e de contactos que os bispos fizeram junto da Santa Sé e dos seus diversos organismos, dicastérios e conselhos pontifícios.
A situação social e política de Moçambique e os desafios pastorais são temáticas que marcaram também a visita dos bispos ao Vaticano.
Por Samuel António
← Voltar à página inicial