Na nomeação como Bispo Auxiliar de Maputo, Padre Tonito Francisco Xavier agradece a todos sem excluir a ninguém
Publicado no dia 02 de Março de 2023
No passado dia 1 de Março de 2023, o Santo Padre, Papa Francisco, nomeou como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Maputo o Reverendo Padre Tonito Francisco Xavier Muananoua do clero diocesano de Gurúe.
Dom Tonito no brinde em Guruè(imagem via redes sociais )
Sobre a nomeação, o padre Tonito Francisco, num encontro como ilustra no vídeo abaixo, disse:” Agradeço a todos, porque como acabastes de ouvir, Deus olhou para a nossa diocese e desta diocese de onde eu saio e de onde eu vivo em particular. Agradeço a todos sem excluir a ninguém, que colaboraram para a minha vida, para a minha existência … conto com as vossas orações para este serviço que Deus me deu.” Palavras do padre Tonito a quanto da recepção da informação.
O recém-nomeado, Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua, nasceu a 06 de junho de 1972 em Invinha, província da Zambézia, jurisdição da diocese de Gurué. A ordenação sacerdotal foi a 13 de outubro de 2003 e exerce a função sacerdotal na diocese de Guruè até a sua nomeação como Bispo Auxiliar de Maputo.
A Arquidiocese de Maputo que actualmente está sob responsabilidade do Dom Francisco Chimoio, que a qualquer momento poderá resignar do cargo, tem o Dom João Carlos H. Nunes como Arcebispo Coadjutor de Maputo, este que sucederá o Dom Francisco Chimoio. O Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua recentemente nomeado será o Auxiliar desta Arquidiocese.
Bispo auxiliar, é um bispo titular da Igreja Católica, que tem a função de auxiliar o bispo diocesano. O bispo auxiliar, diferentemente do bispo coadjutor, não tem direito a sucessão em caso de sede vacante. O bispo diocesano deve nomear o bispo auxiliar como vigário-geral, ou pelo menos, vigário-episcopal.
Dom Tonito Muananoua, exerceu cargos como: Vigário Paroquial da Catedral de Guruè (2003-2004 e 2019-2022); formador no Seminário Preparatório Interdiocesano Santo Agostinho, em Quelimane (2005-2007); fez estudos na Pontifícia Faculdade Teológica e no Pontifício Instituto de Espiritualidade «Teresianum» de Roma, concluídos com a Licenciatura em Teologia Espiritual (2008-2010).
Dom Tonito no brinde em Guruè(imagem via redes sociais )
Dom Tonito, Foi diretor do Secretariado diocesano de pastoral (2010-2011); prefeito de estudos no Seminário Filosófico Santo Agostinho na Matola (2011-2012); reitor do Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola e professor no Seminário Teológico São Pio X de Maputo (2013-2018). Desde 2019 é Chanceler da Diocese de Guruè e desde 2022 pároco na Sé Catedral de Santo António de Lisboa em Guruè.
Na sua formação, Frequentou o Seminário Preparatório de Quelimane e depois continuou os seus estudos no Seminário Filosófico da Matola e no Seminário Teológico de Maputo, obtendo o Bacharelado em Teologia. Foi ordenado sacerdote em 13 de outubro de 2003 para a diocese de Guruè.
Por Samuel António
Subscrição
Para receberes o Txololoco no Email← Voltar à página inicial
SOBRE A NOMEAÇÃO A ARCEBISPO COADJUTOR DE MAPUTO DOM JOÃO CARLOS DISSE QUE FOI UMA SURPRESA E OLHA COMO MISSÃO DOM JULIASSE PEDIU A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA PARA TRAZER A LUZ AO NOSSO PAÍS NA CELEBRAÇÃO DOS 72 ANOS DA PARÓQUIA DE MARRACUENE SÃO JOÃO EVANGELISTA DA MALHANGALENE CELEBRA 50 ANOS NO CAMINHO DO APROFUNDAMENTO DA FÉ CONFHIC CELEBRA 100 ANOS DA SUA PRESENÇA NO PAÍS E JUBILA COM BODAS DE OURO E PRATA DE 4 IRMÃS Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência