Transmitimos a fé para si

  Três Diáconos Carmelitas ordenados em Khongolote

Domingo dia 10 Fevereiro 2018

A paróquia Santa Maria Mãe de Deus de Khongolote na Arquidiocese de Maputo acolheu no passado dia 10 de Fevereiro de 2018 a celebração da ordenação diaconal dos freis Lazaro, Raimundo e Sócio. A celebração foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Maputo Dom Francisco Chimoio.
Na celebração que iniciou pouco depois das 18h daquele Sábado contou com a presença de pais familiares amigos e diversos convidados, a destacar as Irmãs diocesanas e de outras congregações. A presença também notória de padres das diferentes congregações, e a inevitável presença dos superiores da congregação dos frades Carmelitas (congregação dos Diáconos então ordenados) a presença do Bispo Dom Paulo Cardoso, Padre provincial dos Carmelitas, e o padre Marcos Reitor do Seminário teológico. Dirigindo se aos presentes, o presidente da celebração iniciou a homilia agradecendo a presença dos presentes na cerimónia de ordenação diaconal, e dizendo: “que temos a grande graça que o Senhor derrama sobre os nossos corações por termos tido a possibilidade de estarmos são e salvos até ao momento, de termos sido convidados das nossas casas para juntos estarmos a celebrar esta eucaristia…”.
A liturgia da palavra, tratou de leituras sobre o leproso que este deverá morar à parte, fora do acampamento… tomada da Leitura do livro de Levítico, onde em comparação com o livro do evangelho do dia, que aborda a mesma temática da Lepra, serviu para acompanhar a homilia preparada pelo Arcebispo Francisco, trazendo exemplos comparados com a vida quotidiana. O Evangelho, tomado do evangelista Marcos 1, 40 – 45. Aborda o mesmo assunto da lepra. Onde Jesus compadecido com o leproso, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: << Quero: fica limpo>>. No mesmo instante o deixou a Lepra e ele ficou limpo. Na homilia Chimoio disse para os ordenandos que acima de tudo devem ser pontuais e serem uma ponte para a transmissão da mensagem do evangelho e facilitar que os crentes encontrem Jesus Cristo, e também para que a obediência para com os seus superiores seja vivido com entusiasmo na transmissão da palavra. E levarem as pessoas a Cristo pela sua boa conduta.
Ainda no seu decurso Chimoio falou do sentido de compreender o ministério diaconal, “que temos de olhar sempre para as atitudes concretas de Jesus, o Servo do Pai. Pois então como nesse assunto sem ler a vida do Servo de Jesus, a história de cada vocação aquela historia feita pelo criador para todo o ser Humano, a história que inegavelmente passa pelo chamamento a servir e culmina com a descoberta do homem novo pensado por Deus… No final da celebração houve espaço para a intervenção de colegas do seminário, familiares e padrinhos dos NeoDiáconos que deram muita força pela vocação e perseverança que estes tiveram e tem vindo a ter.
Lazaro José António, Raimundo Abílio Luís e Sócio José Bernardo, foram integrados no grau de diaconato pelo Bispo diocesano Dom Francisco Chimoio, aguardando a ordenação Sacerdotal para os meses de Agosto ou Setembro do ano corrente.
A saudação e entrega de presentes teve lugar após a bênção final, onde toda a comunidade presente deu as boas vindas aos novos Diáconos: Lazaro José António, Raimundo Abílio Luís e Sócio José Bernardo. Todas as comunidades da paroquia Santa Maria Mãe de Deus de Khongolote, fizeram se presentes na celebração da ordenação diaconal destes 3 jovens moçambicanos da congregação dos Carmelitas, e também uma presença notável de irmãos da paroquia Sagrada Família da Machava. E de forma ordeira receberam abraços e felicitações pela recepção deste sacramento do serviço. A confraternização teve lugar no dia seguinte, Domingo 11/2/2018 na residência paroquial em Khongolote.



     ← Voltar à página inicial



Txololoco 2018

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting